VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS: PREFEITOS DA AMPARA SE REÚNEM
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS: PREFEITOS DA AMPARA SE REÚNEM

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 26, na Prefeitura de Parobé, os prefeitos e o corpo jurídico dos municípios integrantes da Região R06 (Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Três Coroas e Cambará do Sul) elaboraram o documento de cogestão da bandeira preta para a vermelha, que possibilitará o retorno das aulas presenciais de forma híbrida para a educação infantil e o primeiro e segundo ano do ensino fundamental, da rede pública e privada, além do retorno de cursos profissionalizantes, de idiomas, e outros cursos privados.

Embora haja um grande impasse judicial sobre a retomada das atividades presenciais de ensino - cuja sessão de julgamento no TJRS foi antecipada para esta segunda (26), às 18h -, o envio do documento da cogestão para o Estado é uma medida para garantir agilidade no retorno das aulas, caso a Justiça assim permita.

O recurso do Governo do Estado enviado ao Judiciário nesta segunda (26) destaca que a decisão judicial, ao impedir o retorno das aulas presenciais independentemente da situação dos indicadores e das novas regras que o Poder Executivo venha a adotar durante a gestão da crise, retira o próprio poder regulamentador do Poder Executivo, substituindo-o por decisões judiciais tomadas no processo.

Segundo o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, a volta às aulas, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança, é fundamental para o sadio e regular desenvolvimento das crianças. “Chegamos a abrir nossas escolas no início do ano, e estamos preparados para receber a comunidade escolar com segurança. Muitas crianças contam com o apoio da escola e, para muitos alunos, a merenda é a mais importante refeição do dia. O convívio com outras crianças, a rotina, e o contato presencial com o professor contribui com o desenvolvimento da criança, e entendemos como essencial esse retorno, seguindo, obviamente, todos os protocolos sanitários.”.

Com o envio do documento de cogestão pela AMPARA, a volta às aulas na região aguarda somente a decisão judicial ou a mudança de bandeira por parte do governador, retomando assim o ensino presencial.

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: PREFEITURA MUNICIPAL DE PAROBÉ / DIVULGAÇÃO