OBRAS DE CONTENÇÃO EM PASSARELAS DE IGREJINHA SÃO CONCLUÍDAS
OBRAS DE CONTENÇÃO EM PASSARELAS DE IGREJINHA SÃO CONCLUÍDAS

O município de Igrejinha finalizou as duas obras de muro de arrimo de gabião junto à margem do Rio Paranhana.

As obras foram feitas na passarela da Rua da Independência no Bairro Moinho, que liga à Rua Rui Barbosa no Bairro Figueira, e na passarela da Rua Independência no Bairro Moinho, que liga à Rua Anita Garibaldi no Bairro Garibaldi.

Após a enxurrada do dia 08/07/2020 foram constatadas que as fundações das passarelas que ligam o Bairro Moinho ao Bairro Figueira e a que liga o Bairro Moinho ao Bairro Garibaldi ficaram comprometidas e expostas.

Com este diagnóstico, a administração detectou a necessidade de construir muros de arrimo de gabião, nos quais foram investidos R$ 305.007,28 (trezentos e cinco mil, sete reais e vinte e oito centavos) oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Estes tipos de muros são utilizados como contenção em áreas que necessitam deste suporte. “São muros feitos com pedra marroada ou rachão, construídos em gaiolas de tela e seguem uma normativa Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para impedir danos causados por erosão fluvial.” - Explicou a Coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja.

Na travessia do Moinho ao Garibaldi o muro conta com 24 metros. Já na estrutura do Moinho ao Figueira a intervenção foi de 26 metros. A preparação do terreno e o fornecimento de aterro foi realizado pela Secretaria de Obras.

Segundo o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle: “Ambas as passarelas são muito utilizadas pela população, em especial por serem elos de fácil acesso e que interligam os bairros. O investimento nestas obras garantirá mais segurança e tranquilidade para os seus usuários.”.

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA / DIVULGAÇÃO