SITE É MODERNIZADO COM RECURSOS DE TRANSPARÊNCIA E ACESSIBILIDADE
SITE É MODERNIZADO COM RECURSOS DE TRANSPARÊNCIA E ACESSIBILIDADE

O Município de Igrejinha realizou importantes mudanças no site oficial e em seus sistemas internos da Ouvidoria, adaptando-se a realidade e a necessidade da comunidade que utiliza os serviços prestados.

Com menus dinâmicos e de fácil acesso, o usuário consegue de forma rápida e prática acessar os dados da COVID-19, editais de processos seletivos simplificados, notícias, e dados de transparência.

Uma das grandes novidades está no sistema “VLibras”, implantado no site oficial e no sistema da Ouvidoria, que traduz os textos do site em libras, garantindo a acessibilidade para além dos recursos já oferecidos (como a alteração do tamanho das fontes e a cor do site).

A atualização do site e o novo sistema da ouvidoria traz recursos de acessibilidade e a possibilidade de integração com os demais sistemas da Prefeitura, seguindo em consonância aos objetivos da nossa gestão de modernização dos atendimentos. Aos poucos estamos investindo em novas tecnologias, que adaptam nossos atendimentos a realidade e a necessidade da comunidade, prestando serviços de forma ágil, prática, dinâmica e acessível.” - cita o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

Com o intuito de integrar as secretarias e manter a transparência dos dados, além de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o novo site e o novo sistema da Ouvidoria, desenvolvido pela Agência Conectiva, conta com recursos de automação dos processos de atendimento ao munícipe, aliados com recursos que aproximam o cidadão da gestão pública, que pode de forma mais simples registrar e acompanhar o andamento do seu atendimento sem precisar se cadastrar, além de ser notificado via SMS no registro e nas atualizações da solicitação quando autorizado.

"Com o sistema de gerenciamento desenvolvido sob medida, criamos recursos para dar mais controle dos dados ao Ouvidor e ao Gestor Público, com registro de movimentações do início do processo até a sua conclusão, aprimorando o contato com o cidadão, que em tempo real acompanhará as movimentações do sistema por meio de notificação por SMS” - Esclarece Eric Laranjeira, sócio da empresa desenvolvedora.

Importante canal de defesa dos usuários de serviços públicos, a ouvidoria serve para apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e/ou denúncias, que são analisadas, orientadas, e encaminhadas para o devido atendimento, servindo como “ponte” entre a administração e o cidadão.

Segundo o Ouvidor-Geral de Igrejinha, Eduardo Pereira da Silva, além de facilitar os trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria, as mudanças irão garantir maior celeridade aos protocolos. “Agora o cidadão, quando cadastrar seu telefone de contato na demanda, receberá notificações por SMS de todas as movimentações de seu protocolo, meio pelo qual todo telefone celular - do aparelho mais básico ao mais tecnológico - possui acesso. A consulta do andamento do protocolo também se dará de maneira mais transparente. Caso o usuário realize o cadastro no site, poderá acompanhar todos os seus protocolos e respectivos andamentos e soluções. Em encaminhamentos anônimos - ou seja, sem identificação - o usuário poderá, utilizando o número do protocolo gerado, acompanhar o andamento de forma simples e segura. Isso garante o acompanhamento e a participação ativa dos usuários na resolução de suas demandas.” - complementa.

O novo portal de dados da COVID-19 desenvolvido pela Secretaria de Saúde também está integrado ao site oficial, com gráficos atualizados sobre o andamento da vacinação no município.

Os dados sobre a vacinação, já estavam à disposição da comunidade, mas foram compilados e concentrados em um só local, facilitando o acesso a todos e garantindo ainda mais transparência”, aponta o Secretário de Saúde Vinicio Wallauer.

Lançado em 03 de agosto, o portal de dados da COVID-19 reúne informações úteis sobre o planejamento e combate à pandemia, disponibilizando o plano de contingência municipal, dados sobre gastos públicos e, de forma detalhada, informações sobre doses recebidas, aplicadas, percentual de vacinados com 1ª e 2ª dose, vacinação por faixa etária, entre outras.

Para conhecer os novos recursos, acesse: https://igrejinha.rs.gov.br/

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: Reprodução do site /

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)