IGREJINHA AMPLIARÁ NÚMERO DE CASTRAÇÕES DE ANIMAIS NO CASTRAFIXO
IGREJINHA AMPLIARÁ NÚMERO DE CASTRAÇÕES DE ANIMAIS NO CASTRAFIXO

O Governo do Estado do RS lançou nesta semana, em Porto Alegre, um programa inédito voltado às políticas públicas de proteção animal: Melhores Amigos - Bicho Sente como Gente.

Referência na causa animal através dos serviços oferecidos pelo CastraFixo, o Município de Igrejinha participou do ato de lançamento do programa “Melhores Amigos - Bicho Sente como Gente” em Porto Alegre, representado pelo Vice-Prefeito Joãozinho Lopes e pelo Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Jeferson Corá.

Desenvolvido pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) do Estado do Rio Grande do Sul, inicialmente o programa terá duas ações importantes: uma campanha de sensibilização e educação da população contra os maus-tratos aos animais e um projeto de castração de cães e gatos mediante convênio com 67 municípios do Estado.

Até o final deste ano, um total de 109 prefeituras receberão recursos para realizar a esterilização de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social, com a destinação de R$ 5 milhões provenientes do Tesouro do Estado.

Igrejinha será contemplada na 2º etapa do programa com o recebimento de R$ 25.500 para auxiliar nos trabalhos de castrações dos animais.

A possibilidade de ampliar o número de castrações através do programa do Estado auxiliará o município nessa importante missão de saúde pública e de cuidado com os animais de rua ou em situação de vulnerabilidade. Possuímos em Igrejinha um espaço moderno, amplo e equipado, em que os animais recebem todos os cuidados, bem como um microchip de identificação. Essas ações importantes reduzem o número de abandonos, a fome, a dor e o sofrimento.” - destaca o Vice-Prefeito Joãozinho.

Segundo o Secretário Jeferson Corá, estão sendo castrados em média 80 animais por mês no CastraFixo de Igrejinha, e o recurso servirá para ampliar esse atendimento.  “Nós buscamos recursos para o Município em todas as áreas possíveis. Não seria diferente na causa animal que tem tido a devida atenção no nosso trabalho.” - explica.

A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, teve a participação do Governador Eduardo Leite, da Secretária de  Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (SICDHAS) Regina Becker Fortunati, de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, entidades e protetores e protetoras independentes do Estado.

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: DIVULGAÇÃO /

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE DE IGREJINHA E DA SECRETARIA DE IGUALDADE, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL