IGREJINHA SEDIOU ENCONTRO INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS
IGREJINHA SEDIOU ENCONTRO INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS

O evento contou com a participação de 16 cidades de 6 estados brasileiros, e participação internacional da Itália e da Alemanha

No último domingo (03), dia da Reunificação Alemã, o Município de Igrejinha sediou um importante encontro internacional de Danças Folclóricas. O “Internationale Tanztreffen ou Raduno internazionali di Danza”, contou com a participação de outras  dezesseis cidades de seis estados brasileiros (RS, SC, PR, MG, ES, RJ e SP), duas cidades do Vêneto italiano (Montebelluna e Possagno) e a cidade de Munique, na Alemanha.

O encontro consagrou-se como um grande “baile semi-presencial”, em que todos os participantes dançaram as mesmas músicas simultaneamente, e teve entre seus objetivos principais estimular a retomada das atividades presenciais dos grupos de dança em todo o Brasil; construir novos formatos de eventos num cenário pós-Covid; difundir danças de origem europeia que influenciaram outros movimentos culturais do mundo, como o tradicionalismo gaúcho, por exemplo; e integrar os grupos em comemoração do dia 03 de outubro, data da reunificação alemã que, com a queda do muro de Berlim, simbolizou a união e integração entre povos.

A transmissão por canais digitais ocorreu diretamente da Praça Dona Luísa, sem público presencial, mas com mais de 600 pessoas participantes nos dois continentes, obedecendo todos os protocolos sanitários vigentes em cada local.

A abertura oficial ocorreu às 11 horas (horário local) com o soar do sino batido pela Mädchen (menina) da Oktoberfest de Igrejinha Bianca de Oliveira, de 12 anos, componente de um grupo de danças folclóricas local, simbolizando, através de sua juventude, o futuro do movimento cultural.

O sino fica sobre o obelisco que marca a irmanação de Igrejinha com Simmern, na Alemanha, representando assim a conexão dos continentes participantes e a adesão das seguintes cidades brasileiras: Blumenau-SC, Brasília-DF, Curitiba-PR (dois pontos), Domingos Martins-ES, Frederico Westphalen-RS, Igrejinha-RS, Juiz de Fora-MG, Não Me Toque-RS, Nova Santa Rosa-PR, Petrópolis-RJ, Santa Maria-RS, São Bento do Sul-SC, São Paulo-SP, Teutônia-RS, Timbó-SC e Venda Nova do Imigrante-ES.

A Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha centralizou a execução tendo como parceiros os grupos de danças Kirchleinburg e Wiedergeburt. A apresentação do evento ficou por conta de Juliano Müller, Luciana Petry e a divertida Herta Klein, personagem do ator Carlos Alberto Klein.

Mesmo com algumas dificuldades tecnológicas e logísticas devido à abrangência, o balanço dos organizadores aponta o evento como um sucesso. Segundo Juliano Müller: “As restrições a aglomeração não diminuem o fato histórico realizado aqui: o monumento na praça de Igrejinha serviu de ‘antena difusora’ para o primeiro baile semi-presencial intercontinental de que se tem notícia, deixando como aprendizado o uso novas tecnologias para manter vivas antigas tradições de música e dança.”

A íntegra do evento encontra-se disponível nas plataformas Facebook (https://www.facebook.com/BoletimDerHut) e YouTube(https://www.youtube.com/watch?v=Ik72Hd5gGx8&t=48s ).

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: RENATO SALOMON /