ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: PROJETO LIBRAS NA ADMINISTRAÇÃO
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: PROJETO LIBRAS NA ADMINISTRAÇÃO

O Município de Igrejinha segue investindo na qualificação dos atendimentos e nas condições de acessibilidade e inclusão aos cidadãos nos serviços públicos, e na noite desta quinta-feira (14) iniciaram as aulas do curso de LIBRAS para funcionários concursados.

Parte do “Projeto LIBRAS na Administração”, que visa apoiar o uso e difusão das LIBRAS como meio de comunicação, bem como garantir o atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, inicialmente foram ofertadas 10 vagas para que funcionários de carreira, que trabalham com atendimento ao cidadão, realizassem o curso pelo período de sete meses.

Os funcionários selecionados (vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Finanças) foram divididos em duas turmas, com aulas a serem realizadas na quinta-feira ou no sábado, e carga horária semanal de duas horas.

Segundo a Coordenadora do CRAS de Igrejinha, Carine Herrmann Muller, que participará do curso na turma de quinta-feira, aprender a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais qualificará os atendimentos das políticas públicas do Município. “Tanto para nós, como profissionais, quanto aos usuários que possuem deficiência auditiva, poder se comunicar de forma clara e acessível, em nossos espaços de acolhimento, oportunizam aos usuários o acesso aos seus direitos.” - pontua a profissional.

Recentemente, na atualização do site oficial e do sistema de atendimento da Ouvidoria-Geral, o sistema “VLibras” foi implementado, oportunizando a tradução dos textos do site em LIBRAS e garantindo a acessibilidade para além dos recursos já oferecidos (como a alteração do tamanho das fontes e a cor das páginas).

“Garantir condições de um atendimento digno e acessível para os cidadãos é uma das prioridades de nossa Administração. Estamos investindo na qualificação dos nossos profissionais e nos sistemas que os usuários utilizam para acessar os serviços oferecidos. O curso de LIBRAS é o primeiro passo para que possamos garantir o direito dos cidadãos, e em breve novas conquistas e investimentos virão.” - Enfatiza o Vice-Prefeito Joãozinho Lopes.

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: