SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL FAZ VISITAS PERIÓDICAS NA CIDADE
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL FAZ VISITAS PERIÓDICAS NA CIDADE

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL FAZ VISITAS PERIÓDICAS A ESTABELECIMENTOS DA CIDADE

As fiscalizações são realizadas pela Secretaria de Agricultura

O Serviço de Inspeção Municipal de Igrejinha (SIM), tem feito fiscalizações periódicas aos estabelecimentos que realizam o processo de industrialização em produtos de origem animal no Município de Igrejinha. Ao todo, são oito estabelecimentos registrados na cidade, sendo que cinco deles são supermercados, dois são fábricas de embutidos e um é uma granja de ovos.

As inspeções são realizadas nos produtos de origem animal e nos seus processos de fabricação de forma que se observe os requisitos higiênico-sanitários exigidos por lei  com o objetivo de fornecer aos consumidores produtos padronizados e com elevado nível de qualidade, de inocuidade e segurança microbiológica.

Durante as verificações, são observados os aspectos operacionais da atividade, como higiene do local, dos equipamentos e manipuladores, qualidade dos insumos, além do controle de temperaturas dos alimentos durante o processamento.

O Médico Veterinário fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conscientiza a população em adquirir produtos de origem animal que apresentam selo de inspeção sanitária, levando segurança alimentar para sua casa e consequentemente consumindo alimentos de qualidade. Por isso é fundamental que o consumidor também exerça o seu papel de fiscalizador, comprando alimentos com a procedência e procurando no rótulo dos produtos pelo selo de inspeção.

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, afirma que o trabalho realizado através do SIM é de extrema importância para garantir a qualidade dos produtos de origem animal industrializados na cidade. “Percebo que este serviço tem sido fundamental para que a comunidade tenha acesso a alimentos produzidos em local adequado, com boa higiene e bons complementos, cada estabelecimento visitado entende e respeita a seriedade com que o serviço é tratado”, lembra o secretário Neimar.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, ressalta que o SIM visa os consumidores, mas também faz com que os negócios fiscalizados se desenvolvam em seus processos, práticas e produções diárias. “O Serviço de Inspeção Municipal tem sido realizado com muito comprometimento, pois entende-se que não se trata apenas de qualidade final - que por si só já é muito importante -, mas de incentivo a melhorias diárias que trazem muitos ganhos para nossa cidade”, afirma Leandro.

Para o registro no SIM, a empresa interessada deve encaminhar, inicialmente, a documentação solicitada conforme o Decreto Nº 5.271, de 08 de Março de 2022. Depois, o serviço atua na avaliação dos projetos apresentados e na análise criteriosa da rotulagem dos produtos que serão posteriormente elaborados. O SIM de Igrejinha fica localizado na Secretaria de Agricultura, na Rua Tristão Monteiro, nº 450, Bairro XV de Novembro.

Gabriela Marmitt

Estagiária