FENALEITE 2022 FARÁ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO IGREJINHA MIX 2022
img
FENALEITE 2022 FARÁ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO IGREJINHA MIX 2022

A Feira Nacional do Leite (FENALEITE) acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, em Igrejinha, e receberá criadores de gado leiteiro, principalmente de raça holandesa, de diversas regiões do estado. 

 

Na última sexta-feira (20), a Comitiva das Secretarias de Agricultura e Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha marcaram presença na Cerimônia de Premiação da 43° Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento, que recebeu mais de 20 mil visitantes, faz parte do Circuito Leiteiro da Gadolando, que neste ano terá continuação no 6° IgrejinhaMix com a Feira Nacional do Leite (FENALEITE). 

 

O Circuito Leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (GADOLANDO), passa pela Expoleite, Fenaleite e finaliza seu percurso na Expointer, onde é premiado o Gado Holandês de maior destaque nacional.

 

A FENALEITE ainda está com as inscrições abertas e tende a receber criadores de gado holandês de todo o Rio Grande do Sul e de outros estados. Esta próxima atividade do circuito acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de junho no Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha, fazendo parte da 6° edição do IgrejinhaMix. A programação da festividade municipal contará ainda com exposições moveleiras e comerciais, feira de agricultura, apresentações culturais e o famoso bolo de 58 metros em alusão ao aniversário de 58 anos da cidade, comemorado neste ano.

 

Durante a FENALEITE, além da premiação característica da feira, a interação entre o público urbano e os produtores de gado leiteiro será um dos pontos principais da programação, unindo quem produz a quem consome. 

 

O Presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (GADOLANDO), Marcos Tang, ressalta que a exposição trazida para a cidade de Igrejinha contará com mais de 50 animais em pista, número resultante da combinação de terneiros, novilhos, vacas, e outros, divididos em diversas categorias. A prova morfológica, da qual sairá o grande vencedor da feira, será outra atração especial no evento.

 

O Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, participou da comitiva que visitou a 43º Expoleite no último fim de semana e destacou que ela já mostra uma prévia do que Igrejinha receberá nos próximos dias. “Receber a Feira Nacional do Leite na 6º Edição do IgrejinhaMix é, sem dúvidas, um grande desafio. É um evento de porte nacional que recebe criadores de gado leiteiro de todo o país. Mesmo assim, estamos muito otimistas e empenhados em tornar o Parque da Oktoberfest uma ótima sede para a FENALEITE. Na Expoleite pudemos deixar nosso convite a todos os criadores e associações presentes, além de ter uma visão antecipada do que nos espera em junho, será um grande evento”, afirma Juliano.

 

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, que também fez parte da Comitiva, ressalta que o evento trará para Igrejinha uma experiência única. “Além das mais de 400 famílias que atuam na agricultura familiar da cidade, a comunidade como um todo poderá se beneficiar com a feira. A Fenaleite, além da premiação, oferece conhecimento sobre as raças presentes e sobre todo o processo de cuidado com elas, o que por si só já merece destaque. São momentos como este que demonstram a importância da produção bovina e leiteira em todo o estado”, afirma o secretário.

 

As premiações realizadas no Circuito Leiteiro buscam incentivar a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul, além de valorizar os produtores que se empenham no cuidado com os animais. 


TEXTO: 

Gabriela Marmitt

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

 

REVISADO POR:

Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

        ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

 

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DE IGREJINHA


CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 25/05/2022


 

Gestão 2021 - 2023
Desenvolvimentoagência conectiva