CONSELHO TUTELAR E FACCAT: PARECERIA PARA ESTUDO CIENTÍFICO
CONSELHO TUTELAR E FACCAT: PARECERIA PARA ESTUDO CIENTÍFICO

O estudo é pioneiro na região e serve de subsídio para busca de melhorias do atendimento prestado

Zelar pelo direito da criança e do adolescente: este foi o pilar da parceria entre o Conselho Tutelar de Igrejinha e a Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) que resultou em um estudo científico sobre os dados das suspeitas de violência sexual no Município de Igrejinha. O estudo, que é pioneiro na região, foi entregue em 2021 e desde então tem possibilitado momentos de conversa e debate em busca de soluções para os problemas encontrados.

O projeto foi elaborado pela aluna do curso de psicologia da Faccat, Eduarda Carolina Altenhofen, e orientado pela então coordenadora do curso Ana Paula Lazaretti. Para a construção do estudo foram analisados todos os casos de suspeita de violência sexual no Município de Igrejinha desde o início dos registros, a fim de criar um panorama das principais características das vítimas e suspeitos.

O Conselho Tutelar de Igrejinha tomou a iniciativa de propor a parceria para a pesquisa ao perceber o aumento no tempo de espera entre a avaliação física e a psíquica, o que se deu devido ao fechamento de órgãos estaduais responsáveis pela realização das perícias no período da pandemia.

A partir da pesquisa já foram realizadas com a comunidade de Igrejinha ações como o Concurso de Desenhos, o Projeto Ouvindo a Vida, a Roda de Conversa, além de momentos de troca entre os próprios conselheiros e as autoridades do Município.

O colegiado do Conselho Tutelar de Igrejinha destaca a importância de contar com a ciência na busca por melhorias. “Quando nos propomos a estabelecer a parceria com a Faccat, levamos em conta a credibilidade que a Instituição tem em toda a região. Sabemos que toda atitude só pode ser tomada a partir de dados fundamentados e devidamente analisados, especialmente quando falamos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados da pesquisa e agindo dentro das possibilidade”, afirma o colegiado.

Gabriela Loro Marmitt

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

COM INFORMAÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE IGREJINHA