SECRETARIA DE SAUDE NA MOSTRA NACIONAL BRASIL, AQUI TEM SUS
SECRETARIA DE SAUDE NA MOSTRA NACIONAL BRASIL, AQUI TEM SUS

Durante a semana, a farmacêutica Rebeca V. A. Schuck e o secretário de saúde Vinicio Jair Wallauer estiveram em Campo Grande, no Mato Grosso, participando do XXXVI Congresso Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde), onde a farmacêutica apresentou o projeto de Feridas Crônicas: Resultados na Atenção Básica de Igrejinha.

Nos dias 12 e 13 de julho, aconteceu a 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” na Faculdade Uniderp. A Mostra contou com a apresentação de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todo o Brasil, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.

O trabalho apresentado pelo Município de Igrejinha não foi premiado no âmbito nacional, contudo foi elogiado por avaliadores, profissionais de saúde e diversos municípios de todo o país demonstraram interesse em conhecer o manual de feridas crônicas e o trabalho realizado na atenção básica do Município de Igrejinha. A prática realizada em Igrejinha será usada como referência para o curso Fitoferidas, elaborado pela Fundação Fiocruz com previsão de lançamento para esse ano.

Além da apresentação do trabalho, a farmacêutica e o secretário participaram dos painéis e conferências que debateram soluções para o aperfeiçoamento do atendimento na atenção básica.

Carine Hoff

SECRETARIA DE SAÚDE DE IGREJINHA - SETOR DE COMUNICAÇÃO