NOTA: Estado confirma primeiro caso Monkeypox em Igrejinha
img
NOTA: Estado confirma primeiro caso Monkeypox em Igrejinha

O Município de Igrejinha vem, por meio deste, comunicar que a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de Monkeypox no município, sendo o resultado do exame emitido hoje pelo LACEN/RS. 

 

O caso foi atendido em uma das Unidades de Saúde da Família do território, apresentando quadro clínico compatível com fase tardia de evolução, cicatrização das lesões. 

 

Corresponde a um homem de 48 anos que mudou-se para a cidade há cerca de 20 dias, reside sozinho, não tem familiares residentes em igrejinha. O homem residia em Canoas/RS e, de acordo com a história clínica, o contágio não aconteceu em Igrejinha, caracterizando caso importado de Monkeypox.

 

O usuário permanece em isolamento domiciliar, passa bem, sem complicações até o momento; tem sido acompanhado pela equipe de Estratégia Saúde da Família que, em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando a identificação e monitoramento dos contatos.

 

Sobre a doença e sintomas:

 

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve.

 

Os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo.


É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluídos e secreções corporais.


O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele.


As pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.

 

 

Caso você apresente sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber avaliação médica.

 

Dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos números: (51) 3549-8668 / (51) 3549-8642 e (51) 99821-9039 (whatsapp).

 


PUBLICADO EM 03/08/2022


 

Gestão 2021 - 2023
Desenvolvimentoagência conectiva