AGOSTO LILÁS: MÊS DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
AGOSTO LILÁS: MÊS DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A campanha do Agosto Lilás iniciou nesta semana na cidade de Igrejinha com abordagens no CRAS e entrega de materiais informativos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Igrejinha iniciou nesta semana a campanha do Agosto Lilás, um mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. Com abordagens na sede do CRAS  e entrega de informativos, a ação de conscientização segue acontecendo ao longo de todo o mês.

Em parceria com as agentes comunitárias de saúde, o primeiro dia da campanha contou com visitas no Loteamento Jasmin e na Morada Verde, para entrega de materiais que abordam o tema da violência contra a mulher e informam sobre a lei Maria da Penha.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Igrejinha (CRAS), Carine Müller, afirma que a conscientização é um dos passos importantes no combate à violência. “A violência contra a mulher passa por um ciclo que muitas vezes as próprias mulheres não se dão conta. A primeira parte do ciclo é a da tensão, quando o parceiro cria autoridade por meio de ameaças. Em seguida, o agressor parte a violência física e psicológica e finaliza o ciclo com o arrependimento e promessas de mudança. Enquanto a mulher não quebra este movimento, a violência continua acontecendo e pode gerar muitas consequências. Por isso acreditamos que toda a conscientização é fundamental para que as mulheres tomem a iniciativa e busquem ajuda”, diz Carine.

O mês de agosto foi o escolhido para a realização da campanha do Agosto Lilás, pois é nele que a Lei Maria da Penha comemora seu aniversário de criação, que em 2022 completa 16 anos.

A campanha, também instituída em Igrejinha pela Lei Municipal nº 5.446/2021, continuará durante todo o mês de agosto, com ações em diversos bairros do Município.

Gabriela Loro Marmitt
PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 09/08/2022