INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA PARA SALA DE AULA
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA PARA SALA DE AULA
Realidades como robótica, programação e pensamento computacional farão parte da realidade dos alunos do 3º ao 9º ano das escolas públicas de Igrejinha, num investimento de mais de 300 mil reais

A tecnologia a serviço da educação: esse é o objetivo do investimento de mais de 300 mil reais na aquisição de Kits Pedagógicos para as escolas fundamentais da rede municipal de ensino de Igrejinha. Ao todo, foram adquiridos 125 kits pedagógicos. O material beneficiará tanto alunos, como professores, pois terão a sua disposição recursos inovadores para o desenvolvimento de diversas habilidades.

O primeiro projeto a chegar às escolas será o Kit Explorador KIDs, onde foram adquiridos 60 unidades do material, que serão utilizados com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Cada kit Explorador KIDs é composto por 01 robô, 05 tapetes pedagógicos, 01 acessório interativo, 03 softwares de programação, 01 kit de cartões auxiliares, 01 livro para uso dos professores, 2 bolsas para armazenamentos e 01 plataforma de conteúdos e formação digital para os professores.

Para a Secretária de Educação do Município, Cristiane Martin, os materiais oferecem a oportunidade de explorar um recurso pouco usado na educação do Município. “Com o avanço da tecnologia,é importante oferecer para os professores ferramentas que estimulem o desenvolvimento pedagógico dos alunos de uma forma lúdica e que esteja alinhada com a proposta da Secretaria de Educação. Os kits vão oferecer para nossos alunos a possibilidade de um aprendizado  construído no coletivo”, diz a secretária.

Já o segundo projeto é o Kit Aventura STEAM, que será implantado nos próximos meses com as turmas de 6º ao 9º ano. Foram adquiridos 65 kits que são compostos: por livro para o professor, livro para o estudante, interface de prototipagem eletrônica, interface educacional inteligente, atuadores, sensores, fixadores, componentes estruturais, plataforma de aprendizagem na web, software para programação iconizado, entre outros  materiais complementares.

Ambos os projetos irão oferecer para os alunos do município o desenvolvimento integrado e interdisciplinar, unindo atividades pedagógicas lúdicas e interativas para o ensino de conceitos importantes como iniciação científica, pensamento computacional, programação, robótica, assim como as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que investir em educação é investir no futuro. “A compra destes 125 kits escolares significa que estamos olhando para dentro da sala de aula e buscando novas possibilidades de ensino que tragam benefício não só para os alunos, como para os próprios educadores, que estarão munidos de materiais de qualidade para colocar em prática o que preconiza os documentos  norteadores das práticas pedagógicas”, diz o prefeito.

Para a utilização dos materiais, os professores irão participar de formação específica oferecida pela própria empresa fornecedora dos kits. Serão 03 horas de capacitação presencial e 06 horas de capacitação no formato digital.

Ao todo, considerando a compra dos dois diferentes kits pedagógicos, foram investidos R$309.850,00 de recursos próprios do município.

Gabriela Loro Marmitt

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE IGREJINHA