MAIS DE 850 PESSOAS REUNIDAS PARA FALAR SOBRE AUTISMO
img
MAIS DE 850 PESSOAS REUNIDAS PARA FALAR SOBRE AUTISMO
‘Mostrando um Infinito de Possibilidades’ foi o tema do evento TEAmostra, que reuniu centenas de pessoas, entre elas autistas, familiares, docentes, profissionais da saúde, educação e assistência social 

Mais de 850 pessoas reunidas para valorizar experiências cotidianas e estimular o protagonismo das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo: esse é o resumo do evento TEAmostra - Mostrando um Infinito de Possibilidades, que aconteceu na última sexta-feira no Centro de Eventos da Faccat.

O evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Igrejinha e pelo Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista da sexta região de saúde - TEAcolhe de Igrejinha,  oportunizou a troca de experiências por meio de apresentações, roda de conversa, discussões em grupo e encontros.

Com uma extensa programação pensada nos diversos públicos do evento, a manhã  iniciou com uma apresentação cultural preparada pelos alunos da APAE de Igrejinha, logo seguida de uma mesa redonda com o tema: “O cuidado da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo”. A conversa foi mediada pela professora de psicologia da Faccat, Ana Paula Lazzaretti de Souza e teve como participantes o neurologista pediátrico e professor da UFRGS, Rudimar Riesgo, o criador do projeto O Autista na Política, Alisson Martins, e Valter Ribeiro, presidente do Conselho da Pessoa com deficiência de Igrejinha. Seguindo com a programação, os participantes do evento iniciaram a imersão na mostra cultural com bate-papos com autores com TEA, exposições de trabalhos e rodas de conversa que aconteciam de forma simultânea nos auditórios do Centro de Eventos. Cada participante tinha a liberdade de escolher o assunto específico que mais lhe interessava.

No início da tarde, foi a vez dos tão esperados Encontros, que de maneira direcionada se propôs a ampliar e qualificar o debate sobre o cuidado às pessoas com TEA no dia-a-dia e nas mais diversas situações. Os encontros também aconteceram de forma simultânea e foram divididos pelos temas: encontro de famílias; encontro de ensino, pesquisa e extensão em TEA; encontro de educação inclusiva; encontro macrorregional do TEAcolhe; encontro regional  dos secretários municipais de saúde, educação e assistência social; encontro  sobre a pessoa com TEA na Rede de Atenção Psicossocial; e encontro sobre autismo e a primeira infância. 

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle dá destaque a importância da promoção de momentos que debatem temas tão importantes como o autismo. “Igrejinha conta hoje com o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, o que é um grande orgulho para nossa cidade e nos permite trabalhar em ações não só de conscientização, mas de desenvolvimento de políticas públicas mais igualitárias. O sucesso do TEAmostra foi a prova de que o autismo precisa entrar em pauta cada vez mais, para que as pessoas com o espectro possam encontrar na sociedade um lugar de respeito e acessibilidade”, diz Leandro. 

Ao longo de todo o evento os participantes puderam contemplar a exposição da Mostra Cultural,  preparada por escolas dos municípios de Igrejinha, Parobé e Taquara, Centros de Educação e APAE, oferecendo aos inscritos uma troca de conhecimento e a qualificação do modo como são desenvolvidas diversas atividades. 

O evento foi gratuito e estiveram presentes pessoas com autismo e seus familiares, gestores, docentes e profissionais da área da saúde, educação e assistência social, de diversas cidades da região.
 
 
         _______________________________________________________________
TEXTO: 
Gabriela Loro Marmitt
ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

REVISADO POR:
Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /
        ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE IGREJINHA
___________________________________________________________________________
CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 12/05/2023
__________________________________________________________________________
 
  • img
  • img
  • img
  • img
  • img
  • img
Gestão 2021 - 2023
Desenvolvimentoagência conectiva