Grupos do CRAS ajudam a confeccionar a decorao de pscoa

Um trabalho minucioso, que em cada peça expressa o carinho pela cidade, pelas pessoas e pela data que é um marco de vida e ressurreição. Assim tem sido o cotidiano nos Grupos de Adultos - desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - que estão ajudando a confeccionar as peças que irão decorar a cidade para 6ª Páscoa Voluntária. 

A decoração contará com ovos de variados tamanhos e também com grandes coelhos, que embelezarão a área central de Igrejinha, na Avenida Presidente Castelo Branco. Além disso, haverá um Osterbaum, árvore símbolo da Páscoa e uma tradição na cultura alemã, com pequenos centenas de ovos decorados, representando a vida. Junto dos grupos trabalhou a equipe da Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Igrejinha (AAAPI).

O QUE SÃO OS GRUPOS DE ADULTOS

Os grupos fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e desenvolvem uma série de oficinas e atividades extras de lazer. "As participantes dos Grupos estão muito empolgadas na confecção da decoração da Páscoa. Esta atividade promove a inclusão social, o entrosamento comunitário e o sentimento de pertencimento social", destaca o secretário Josué Francischetti.

O intuito dos Grupos é promover melhoria na qualidade de vida em comunidade, proporcionando entre os participantes oportunidades para a escuta, valorização e reconhecimento de si e do outro, e fortalecimento de vínculos relacionais, oportunizando acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, trocas culturais e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social. O pertencimento aos grupos possibilita a melhora na autoestima e a superação de dificuldades pessoais

Atualmente, os grupos são compostos basicamente por mulheres e atendem mais de 50 pessoas, mas também são abertos ao público masculino. Nos encontros são oferecidas oficinas de artesanato e orientação social, além de atividades extras de lazer, cultura e passeios, por meio das quais se dá a convivência e a inclusão social.

COMO PARTICIPAR DOS GRUPOS

A inscrição acorre através de avaliação da equipe do CRAS, que considera a necessidade dos indivíduos de acolhimento e enfrentamento de alguma vulnerabilidade. Mais informações podem ser obtidas junto ao CRAS (Rua Theodoro Bishoff, 415, Bom Pastor), que atende no telefone 3545-3116.

Os grupos ocorrem em diferentes bairros e horários:

Bairro Acácias - terças-feiras de manhã
Bairro Figueira (COHAB) - terças-feiras à tarde
Bairro Bom Pastor (Residencial Erna Grings) - quartas-feiras de manhã
Bairro Bom Pastor (no CRAS) - quintas-feiras de manhã

Bairro Invernada (Morada Verde) - quintas-feiras à tarde