Gabinete de Gesto Integrada da Regio Metropolitana

O Município de Igrejinha integra o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA), órgão que se reuniu na última segunda-feira para avaliar os excelentes resultados das quatro edições da Operação Integrada Metropolitana deflagradas durante o mês de março. A segunda reunião ordinária do Gabinete, realizada no auditório da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), também serviu para planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo de abril.

O Prefeito Joel Wilhelm e o Chefe de Gabinete Vinicio Wallauer participaram do encontro, que  reuniu autoridades dos 34 municípios integrantes do GGIMPOA, de órgãos de segurança federais, estaduais e municipais, além de representantes do Ministério Público Estadual e das Forças Armadas. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que conduziu a reunião,  parabenizou as forças pelo trabalho conjunto.      

Ranolfo apresentou ainda os resultados positivos dos indicadores de criminalidade no primeiro trimestre de 2019. Os números mostram que os latrocínios no Estado caíram para o menor nível já contabilizado na história do Rio Grande do Sul. Foram 16 casos confirmados entre janeiro e março. A menor marca anterior para o período foi de 17, no primeiro ano da série histórica, iniciada em 2002. O vice-governador ressaltou ainda a significativa redução de 30,5% nos roubo de veículos no RS em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, uma vez que esse tipo de delito tende a ser a origem dos casos de roubo com morte.

Após a apresentação inicial, as autoridades discutiram a periodicidade, o cronograma e as temáticas das futuras ações a serem deflagradas em abril pelo GGIMPOA. Uma nova reunião do gabinete deve ocorrer no início de maio.