INICIADAS AS OBRAS DO CIDADES DIGITAIS EM IGREJINHA

O Projeto Cidades Digitais prevê a instalação de um anel de fibra ótica subterrânea, que circundará a cidade, interligando postos de saúde, escolas e demais órgãos públicos, promovendo o desenvolvimento por meio da tecnologia, além da oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças e parques. O investimento estimado é de 1 milhão e 200 mil reais com recursos federais do Ministério das Comunicações.

De acordo com o Prefeito Joel em 2013 o Município de Igrejinha se cadastrou no programa Cidades Digitais do governo Federal, e foi uma das 262 cidades brasileiras contempladas pelo programa. No RS apenas 10 cidades tiveram seus projetos selecionados.

Ainda de acordo com Joel, serão cerca de 14km de cabos de fibra ótica por onde circulará uma enorme quantidade de dados e imagens, integrando digitalmente o município. Além disso a instalação é feita de modo robótico, não sendo necessário danificar as ruas com abertura de valos para a passagem dos cabos.