Passaporte Turista Cidadão
img
Passaporte Turista Cidadão

Em face da pandemia e dos grandes impactos negativos dela no turismo, sobretudo no segmento Rural, a EMATER/RS-ASCAR lançou, em abril de 2021, com apoio da Prefeitura Municipal de Igrejinha, o projeto Passaporte Turista Cidadão - Pelos Caminhos do Turismo Rural do Rio Grande do Sul.


Como cerne da proposta, tem-se o “Turista Cidadão”.

Em suma, o Turista Cidadão é aquele morador ou moradora do município ou de municípios vizinhos que se propõe a visitar e vivenciar o seu território de moradia e entorno, valorizando patrimônios naturais e culturais, bem como a economia local.

Aqui no município de Igrejinha o turista pode adquirir o seu passaporte nas seguintes propriedades: 

 

 

Sitio das Cuias
Sítio Grisa 
Morro do Xaxim
Mirante Restaurante e Turismo Rural
Sítio do Klan
 


Para obter as informações do projeto e confirmar onde ele está em execução, bem como acessar o arquivo do Passaporte para impressão, pode se consultar o Hotsite de Turismo Rural do RS: http://www.emater.tche.br/site/turismo-rural
 

Para as visitas, é possível levar o passaporte impresso (arquivo disponível CLICANDO AQUI), ou solicitar uma via impressa na prefeitura do município visitado. A cada visita o cliente recebe uma assinatura e, na quinta visita, é dada uma recompensa de 10% de desconto!  
 

Igrejinha é um dos municípios que aderiram ao projeto.

 

Para os municípios, significa retomada gradual da economia local, a partir de um fluxo moderado de turistas. Para trabalhadores do Turismo Rural, implica em retomada responsável do turismo, notadamente a partir da valorização dos espaços e das culturas rurais. Para turistas, é a oportunidade de vivenciar a diversidade das culturas rurais, obtendo benefícios socioculturais e econômicos!  
 


 

CONHEÇA AS PROPRIEDADES PARTICIPANTES EM IGREJINHA: 

 

Sitio das Cuias
O chimarrão é um dos símbolos da cultura gaúcha. E o recipiente no qual é saboreado tem uma forma toda especial de ser produzido. No Sítio das Cuias, é possível acompanhar o processo artesanal que dá origem a este elemento presente em tantos lares do Rio Grande do Sul, tomando um gostoso chimarrão,  adquirir os produtos derivados do pronto (cabaça) e saborear o café da tarde oferecido pela família Bilibiu.

(51) 99883.8487

gilbertobilibiu@gmail.com

Estrada da Cascatinha, 2850, Solitária Baixa

FACEBOOK

 

Sítio Grisa 
Em um ambiente acolhedor, o Sítio Grisa oferece aos visitantes experiências  em pesca esportiva,  passeios a cavalo, jogo de bocha, ping-pong e sinuca. Também oferece oportunidade do "colhe e pague" que, de acordo com a safra, é possível colher frutas como ameixas, pêssegos  e uvas direto do pé e levar para casa. Mediante agendamento,  a família serve café,  almoço  e jantar, em um espaço que também está disponível para locação de eventos.

51 99870.6732

Rosikeltc@gmail.com

Rua Oscar Schaeffler, 1505, Viaduto

FACEBOOK

 

Morro do Xaxim
Em meio à mata nativa o local possui trilhas, espaço para piqueniques, locação de churrasqueiras, acampamentos, espaço infantil, balanço das nuvens e venda de produtos coloniais. 


Endereço: Estrada Carlos Dreyer, 150 - Serra Grande – Igrejinha/RS
Funcionamento: Aberto aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
Reservas, valores e informações pelo fone 54 99698-6823.
Instagram: @morrodoxaxim_igrejinha
Facebook: @morrodoxaximigrejinha

 

Mirante Restaurante e Turismo Rural
O visitante poderá saborear uma deliciosa comida caseira e se encantar com uma vista privilegiada do vale, até através de telescópio. Passear a cavalo e degustar  morangos e tomates produxidos sem o uso de agrotóxicos. É a exuberância da natureza traduzida em sabor e beleza!

(51) 98043.3742

miranterestauranteeturismo@gmail.com

Rua ArthurEdinger, 4417, Serra Grande

FACEBOOK

 

Sítio do Klan
 Empreendimento rural, com criação de ovelhas e coelhos. O local também possui um campo de futebol sete e uma pequena sede, disponíveis para    realização de eventos.

FACEBOOK

Gestão 2021 - 2023
Desenvolvimentoagência conectiva