CALENDÁRIO DE EVENTOS: 60+200
CALENDÁRIO DE EVENTOS: 60+200
No ano de 2024, Igrejinha comemora 60 anos de sua emancipação e também os 200 anos da Imigração Alemã. 

Para celebrarmos essas importantes e expressivas datas, lançamos a campanha 60+200, que será composta de diversos eventos e acontecimento ao longo de todo o ano de 2024.

A campanha será aberta a participação de todos os públicos, entidades, empresas e organizações. Basta realizar seu cadastro no formulário do google CLICANDO AQUI

Podem ser escritos eventos culturais, sociais, esportivos e religiosos.

Após o envio das informações, as mesmas passarão por uma avaliação e se aprovadas, constarão no calendário oficial dos 60+200, disponível no site do Município de Igrejinha.

Faça parte e viva esse momento em sua essência! 

 
 
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 2024:
 
 

MARÇO / 2024


03/02/2024: Kerb IECLB Igrejinha

Após alguns anos sem acontecer, o Kerb retoma suas atividades no ano do Bicentenário da Imigração Alemã e dos 60 anos de emancipação politica de Igrejinha.

Promovido pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, para essa retomada o evento conta com a parceria da Amifest - Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha e também com o patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

Além do tradicional jantar e baile típico que ocorrerá no espaço interno do pavilhão evangélico no centro da cidade, o evento traz uma novidade: É o ESPAÇO SUNSET, com uma estrutura externa junto estacionamento do ginásio evangélico, que trará diversas atrações musicais, food truck e brinquedos infláveis.

Esse será o primeiro evento oficial da campanha 60+200, em comemoração aos 60 anos de Igrejinha e 200 anos da Imigração Alemã.


21 a 31 de março: Páscoa

Decoração em espaços públicos e atrativos turísticos com apresentações culturais.



26 a 28 de março: Aniversário de 50 anos da Biblioteca Pública Professor Gustavo Adolfo Koetz

Haverá saraus, debates e oficina de escrita literária alusivas aos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Adolfo Koetz.



22, 23 e 24 de março: Festival de Cerveja e Gastronomia Igrejinha

Apresentações culturais com a comercialização de pratos harmonizáveis com cervejas artesanais produzidas por empresas locais. Mais informações no site: 

festivaldeigrejinha.com.br
 

ABRIL / 2024


06 de abril: Baile de Aniversário de 40 anos do Grupo de Danças Kirchleinburg



20 de abril: Arte e Magia no Kerb das Soberanas - Igrejinha


Evento artístico tradicional onde acontece o concurso de escolha das Soberanas da Oktoberfest. O tema do Kerb de 2024 fará referência a história da Oktoberfest de Munique ao longo da sua trajetória.




 
 
MAIO / 2024


17, 18 e 19 de maio: 9º Colecionarte

Feira e exposição de colecionismo.

Mais informações no Instagram @colecionarteigrejinha



19 de maio: 5º Meia Maratona de Igrejinha


30 e 31 de maio, 1º e 02 de junho: 8º Igrejinha Mix – A Multifeira da Cidade


Feira Multissetorial em comemoração aos 60 anos de emancipação do município, realizada no Parque de Eventos Almiro Grings. Entrada Franca. Mais informações no Instagram @igrejinhamix

 

JUNHO / 2024


30 e 31 de maio, 1º e 02 de junho: 8º Igrejinha Mix – A Multifeira da Cidade

Feira Multissetorial em comemoração aos 60 anos de emancipação do município, realizada no Parque de Eventos Almiro Grings. Entrada Franca. Mais informações no Instagram @igrejinhamix



 

JULHO / 2024


Data a definir: Kranzchen – Círculo de Memórias



24 a 28 de julho: 2ª Dankenfest - Desfile Alusivo ao Dia do Colono


O Desfile do Dia do Colono e Imigrante em Igrejinha é uma importante celebração em alusão aos 200 anos da imigração alemã. Esse desfile é uma forma de homenagear e reconhecer a contribuição dos colonos e imigrantes alemães para o desenvolvimento da região.

Durante o desfile, são apresentados carros alegóricos, grupos folclóricos, bandas típicas e representações de diferentes aspectos da cultura alemã. Os participantes se vestem com trajes tradicionais e desfilam pelas ruas, mostrando a riqueza e diversidade da cultura alemã.

Além disso, o desfile pode contar com a participação de grupos étnicos de outras nacionalidades, representando a diversidade cultural presente na região. Essa inclusão ressalta a importância da imigração e do intercâmbio cultural para a formação da identidade local.

O Desfile do Dia do Colono e Imigrante em Igrejinha é uma oportunidade para a comunidade se reunir e celebrar a herança cultural dos colonos e imigrantes alemães. É um momento de orgulho e reconhecimento, valorizando a história e as tradições que foram transmitidas ao longo dos anos.

Essa celebração também promove o turismo local, atraindo visitantes interessados em conhecer e vivenciar a cultura alemã. É uma forma de fortalecer os laços da comunidade, preservar as tradições e manter viva a memória dos colonos e imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da região.



 


AGOSTO / 2024


Sem programação inscrita

 

SETEMBRO / 2024


De 06 a 28 de setembro: Festejos Farroupilhas – Igrejinha 2024

Os Festejos Farroupilhas de Igrejinha são uma celebração que une o tradicionalismo gaúcho com a conexão histórica da imigração alemã. Durante esses festejos, são realizadas atividades alusivas ao tradicionalismo gaúcho, ressaltando a cultura e os costumes do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que se reconhece a influência da imigração alemã na região.

Esses festejos podem incluir desfiles temáticos com a participação de grupos tradicionalistas, como CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), que apresentam danças típicas e indumentárias tradicionais. Também podem ocorrer apresentações de música gaúcha, com a execução de canções tradicionais do folclore gaúcho.

Além disso, os Festejos Farroupilhas de Igrejinha podem contar com a participação de grupos de danças folclóricas alemãs, destacando a conexão entre a cultura gaúcha e a imigração alemã. Essas apresentações ressaltam a diversidade cultural presente na região e promovem a valorização das tradições tanto gaúchas quanto alemãs.

A gastronomia também pode ser um destaque nos Festejos Farroupilhas de Igrejinha, com a oferta de pratos típicos da culinária gaúcha e alemã. Os visitantes têm a oportunidade de saborear delícias como churrasco, chimarrão, cuca, linguiça, entre outros pratos tradicionais.

Os Festejos Farroupilhas de Igrejinha são uma oportunidade para a comunidade celebrar e preservar as tradições gaúchas, ao mesmo tempo em que reconhecem a influência da imigração alemã na região. É um momento de união, valorização cultural e resgate das raízes históricas, promovendo a integração entre as diferentes culturas presentes na comunidade.


19, 20, 21 e 22 de setembro: 10º Mateartchê


 

OUTUBRO / 2024


De 11 a 20 de outubro: 35ª Oktoberfest de Igrejinha

A 35ª edição da Oktoberfest de Igrejinha é uma celebração tradicional que ocorre desde 1988, onde as tradições germânicas são vivenciadas e compartilhadas. Esse evento é uma oportunidade para a comunidade de Igrejinha e região se reunir e celebrar a cultura alemã.

Durante a Oktoberfest de Igrejinha, a gastronomia típica alemã é um dos destaques. Os visitantes têm a oportunidade de saborear pratos tradicionais, como salsichas, chucrute, pretzels e outras delícias da culinária germânica. Além disso, a cerveja artesanal também é uma atração importante, proporcionando aos participantes uma experiência autêntica.

As bandas típicas alemãs são outra característica marcante da Oktoberfest de Igrejinha. Com suas músicas animadas e contagiantes, elas criam um clima festivo e envolvem o público em uma atmosfera de alegria e diversão. Os visitantes podem dançar e se divertir ao som das tradicionais polcas e valsas alemãs.

As danças folclóricas também têm um papel importante na Oktoberfest de Igrejinha. Grupos locais se apresentam com trajes típicos e realizam coreografias que representam a cultura e as tradições germânicas. Essas apresentações são uma forma de preservar e valorizar a herança cultural dos imigrantes alemães.

Além disso, os jogos germânicos são uma atração à parte na Oktoberfest de Igrejinha. Os participantes podem se divertir com competições de chope em metro, serra de lenha, corrida de tamancos e outros jogos tradicionais da cultura alemã. Essas atividades proporcionam momentos de descontração e interação entre os participantes.


 

NOVEMBRO / 2024


De 15 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025: 12º Natal Voluntário – Caminho dos Pinheirinhos

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha é um evento especial que celebra o espírito natalino e marca o bicentenário da cidade. Duas atividades principais desse evento são o Caminho dos Pinheirinhos e o Espetáculo de Natal.

O Caminho dos Pinheirinhos consiste em uma trilha iluminada com pinheiros decorados, que percorre um local específico da cidade. Essa trilha é montada com a participação voluntária da comunidade, que se envolve na decoração dos pinheiros e na criação de um ambiente mágico e encantador. É uma oportunidade para as pessoas se reunirem, expressarem sua criatividade e compartilharem o espírito natalino.

Já o Espetáculo de Natal é uma apresentação artística que ocorre em um local central da cidade. Pode envolver danças, músicas, teatro e outras manifestações culturais, todas relacionadas ao tema natalino. Essa apresentação busca encantar e emocionar o público, transmitindo mensagens de amor, paz e solidariedade.

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha é uma forma de unir a comunidade em torno de uma celebração especial, que marca não apenas o Natal, mas também os 200 anos de história da cidade. É uma oportunidade para valorizar o trabalho voluntário, a criatividade e o talento dos moradores, além de fortalecer os laços de união e solidariedade entre as pessoas.

Esse evento também contribui para o turismo local, atraindo visitantes que desejam vivenciar a magia do Natal em Igrejinha. Além disso, promove a cultura e a identidade da cidade, destacando sua história e tradições.

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha, com o Caminho dos Pinheirinhos e o Espetáculo de Natal, é uma oportunidade para a comunidade celebrar, compartilhar e espalhar a alegria e o espírito natalino, criando memórias afetivas e fortalecendo os laços de união entre os moradores.


 

DEZEMBRO / 2024


Data a definir: Festa da Colheita 35ª Oktoberfest de Igrejinha



De 15 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025: 12º Natal Voluntário – Caminho dos Pinheirinhos

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha é um evento especial que celebra o espírito natalino e marca o bicentenário da cidade. Duas atividades principais desse evento são o Caminho dos Pinheirinhos e o Espetáculo de Natal.

O Caminho dos Pinheirinhos consiste em uma trilha iluminada com pinheiros decorados, que percorre um local específico da cidade. Essa trilha é montada com a participação voluntária da comunidade, que se envolve na decoração dos pinheiros e na criação de um ambiente mágico e encantador. É uma oportunidade para as pessoas se reunirem, expressarem sua criatividade e compartilharem o espírito natalino.

Já o Espetáculo de Natal é uma apresentação artística que ocorre em um local central da cidade. Pode envolver danças, músicas, teatro e outras manifestações culturais, todas relacionadas ao tema natalino. Essa apresentação busca encantar e emocionar o público, transmitindo mensagens de amor, paz e solidariedade.

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha é uma forma de unir a comunidade em torno de uma celebração especial, que marca não apenas o Natal, mas também os 200 anos de história da cidade. É uma oportunidade para valorizar o trabalho voluntário, a criatividade e o talento dos moradores, além de fortalecer os laços de união e solidariedade entre as pessoas.

Esse evento também contribui para o turismo local, atraindo visitantes que desejam vivenciar a magia do Natal em Igrejinha. Além disso, promove a cultura e a identidade da cidade, destacando sua história e tradições.

O Natal Voluntário do Bicentenário em Igrejinha, com o Caminho dos Pinheirinhos e o Espetáculo de Natal, é uma oportunidade para a comunidade celebrar, compartilhar e espalhar a alegria e o espírito natalino, criando memórias afetivas e fortalecendo os laços de união entre os moradores.


01 de dezembro: Lançamento do Livro em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil - Igrejinha

A produção e lançamento de um livro comemorativo que aborda a história da Oktoberfest de Igrejinha no contexto municipal, regional e nacional no ano do bicentenário da imigração alemã será uma iniciativa para celebrar essa importante data e preservar a memória da festa.

O livro comemorativo será uma forma de preservar a memória da Oktoberfest de Igrejinha e contribuir para a valorização da cultura alemã na região. Além disso, poderá servir como uma fonte de pesquisa e referência para futuros estudos sobre a festa e a imigração alemã no Brasil.


 

 
    Gestão 2021 - 2023
    Desenvolvimentoagência conectiva