Av. Ildo Meneghetti, nº 757
Seg - Sex : 12h - 18h30min
(51) 3549-8600

Simmern, cidade-irmã de Igrejinha

Com 7.600 habitantes, Simmern é a cidade mãe de trinta e duas cidades menores, com população variando em média entre 300 a 500 habitantes. É daquela região que veio a maioria dos imigrantes que povoaram a região de Santa Maria do Mundo Novo –atual Igrejinha- a partir de 1846. Segundo Erni Engelmann, que visitou a Alemanha nos trâmites, “as pessoas de lá falam o mesmo dialeto que nós falamos aqui em Igrejinha, fato que logo proporcionou uma identidade comum”, disse. O dialeto é o Hunsrück.

Por falar em Santa Maria do Mundo Novo, foi lá que aconteceu o episódio conhecido como “Maria Bugra”, que ocorreu em 1854. Na ocasião, a família Wadenphul, que havia emigrado de Simmern, foi sequestrada pelos índios caigangues onde hoje é o bairro Lajeadinho. Heinrich Wadenphul, o patriarca da família, foi assassinado por uma flechada na cabeça e seu neto esmagado contra uma pedra, deixando sua mulher, sua filha e seus dois filhos enfrentando o frio da Serra gaúcha, sem roupas e abrigo. Este episódio causou tanta revolta entre os colonos, que eles ameaçaram abandonar a colônia caso os sequestrados não fossem resgatados, fato que teve a interferência direta de D.Pedro II. O resgate foi feito pela tribo caigange liderada pelo Cacique Doble.

Em 2010, o Grupo de Danças Alemãs Kirschleinburg, de Igrejinha, se apresentou na Alemanha. Ele estava sob orientação de Otto Mayer e de Doris Wittig e ficaram hospedados em casas de família. Anualmente, um grupo de 40 alemães faz o caminho inverso, se hospedando em Igrejinha e sendo recebidos com bandinhas e participando de festividades, como Kerbs.