O município de Igrejinha, através do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo de Igrejinha (TEAcolhe), lançou na manhã desta sexta-feira, 04, o Selo Azul: Empresa Certificada sobre o Autismo, uma iniciativa que reconhece empresas, instituições e estabelecimentos comerciais que adotam políticas de inclusão e apoio para pessoas com TEA. O lançamento do projeto aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause.
O objetivo do Selo Azul é fomentar a conscientização sobre o autismo a partir da divulgação da educação permanente aos colaboradores e a sociedade civil combatendo o capacitismo e garantindo os direitos da pessoa com TEA.
O projeto será oferecido de forma totalmente gratuita para as empresas interessadas, que receberão o Selo Azul após 90% dos colaboradores terem participado das formações.
O secretário de Saúde de Igrejinha, Vinício Wallauer, afirma que a iniciativa é importante na cidade. “Proporcionar este selo às empresas é uma forma de trazer não só a conscientização sobre o autismo, mas também o respeito e a inclusão”, afirma o secretário.
Os dois pilares do Selo Azul são a inclusão no mercado de trabalho e a proteção contra a discriminação, ambos buscando garantir a implementação da Lei nº 12.764/2013, também conhecida como Lei Berenice Piana, que estabelece direitos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que “O lançamento do Selo Azul é um sinal de que o Município de Igrejinha segue em busca de melhorias constantes em todos os sentidos, inclusive no que se refere às pautas do autismo, que tem se tornado cada vez mais relevante. Esperamos que o Selo Azul seja bem recebido pelas empresas e que possam contribuir para uma Igrejinha mais inclusiva e preparada para as diversas realidades que surgem em nosso dia a dia”, afirma o prefeito.
______________________________________________________________ TEXTO: Gabriela Marmitt COM INFORMAÇÕES DO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA EM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO ___________________________________________________________________________ CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 04/04/2025 __________________________________________________________________________