MORADORES DE IGREJINHA CONQUISTAM A REGULARIZAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS
MORADORES DE IGREJINHA CONQUISTAM A REGULARIZAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS
O Loteamento David Muller e Loteamento Lúcio já contam com vários terrenos regularizados depois de anos de espera. Essa é uma conquista aguardada pela comunidade do local

Aconteceu nesta semana a entrega de Títulos de Legitimação Fundiária e de Posse para proprietários que aguardavam a regularização de terrenos e propriedades no Município de Igrejinha. Ao todo, foram entregues 59 Títulos de Legitimação, o que permite que os proprietários possam averbar a matrícula de imóveis em seu nome.

A primeira entrega aconteceu na noite desta segunda-feira (24) para 19 famílias do Loteamento David Muller. O Título de Legitimação também já está disponível para outras 12 famílias que não puderam comparecer no momento.

A segunda entrega foi realizada nesta terça-feira (25), para os moderadores do Loteamento Lúcio. Ao todo, foram 28 Títulos de Legitimação concluídos para esta localidade.

Todos os processos de regularização foram realizados através do Projeto Municipal “Igrejinha Nossa Casa”, que adere ao Programa de Regularização Urbana - REURB, conforme Lei Federal n° 13.465/2017, que permite que os procedimentos de regularização de imóveis sejam mais rápidos e simplificados para os interessados no processo.

Desde que a Lei foi atualizada em 2017, o poder público de Igrejinha tem regularizado a situação de diversos imóveis, permitindo que os proprietários tenham a posse efetiva de sua propriedade e os tornem aptos para qualquer uso do seu terreno.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, lembra que o número de regularizações finalizadas vem crescendo nos últimos anos. “Só nos anos de 2021 e 2022 foram regularizados 381 lotes, mas ainda há outros 95 lotes com regularizações previstas para serem entregues este ano e 192 lotes com previsão de entrega para os próximos meses. Esse é um trabalho que leva tempo, mas que com o esforço de toda a equipe responsável, tem saído do papel no município de Igrejinha”, afirma o Prefeito Leandro.

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Sandro Klein, afirma que a regularização das propriedades é um ganho tanto para o município, como para os beneficiários. “Sabemos o quanto os Títulos de Legitimação são úteis para os interessados em cada processo, e são úteis também para nós, pois qualquer propriedade que está regularizada certamente traz crescimento para a cidade. Por isso temos nos esforçado muito para oferecer um serviço de regularização simplificado para todos os beneficiários que buscam o poder público”, lembra o secretário.

Alguns dos proprietários aguardavam a regularização da situação de seus imóveis há 30 anos e com o Título de Legitimação em mãos poderão, enfim, ter a posse definitiva do seu terreno e realizar vendas, aluguéis, construções e qualquer tipo de exercício com sua propriedade.

Gabriela Loro Marmitt

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE