ENTRANDO NO MUNDO DA PESQUISA: VI MOSTRA CIENTÍFICA DE IGREJINHA
ENTRANDO NO MUNDO DA PESQUISA: VI MOSTRA CIENTÍFICA DE IGREJINHA
Ao todo, foram 101 projetos científicos expostos na 6º edição da mostra

Incentivar a iniciação científica em escolas de Educação Básica de Igrejinha: esse é um dos objetivos da VI Mostra Científica, que aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto no Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings. A Mostra é promovida pela Secretaria de Educação de Igrejinha e a partir dela são escolhidos os projetos que representarão o município na MOSTRATEC JÚNIOR.

Participaram da Mostra as escolas das redes municipal, estadual e privada de Igrejinha, sendo 6 categorias diferentes: educação infantil, com 11 projetos; 1? ao 3º ano, com 29 projetos; 4º ao 6º ano, com 28 projetos; 7? ao 9? ano, com 29 projetos; EJA, com 2 projetos; e categoria Ensino Médio, também com 2 projetos.

Ao todo, foram expostos 101 projetos científicos de diferentes temas. Os alunos participantes apresentaram as pesquisas aos avaliadores e a comunidade. Através desses projetos os alunos desenvolvem o protagonismo, possuem a oportunidade de produzir e socializar conhecimento. Além disso, essa experiência estimula a possibilidade do surgimento de futuros cientistas.

A secretária de educação de Igrejinha, Cristiane Martin, dá destaque a qualidade dos projetos apresentados. “A cada edição da Mostra Científica temos notado que o nível dos projetos científicos fica mais elevado, o que nos deixa muito contentes, pois mostra não só o grande empenho dos professores em proporcionar experiências como essa aos alunos, como também o engajamento das turmas no desenvolvimento do projeto. Esse ano, inclusive, houve empate em várias categorias, então nosso objetivo é continuar promovendo espaços em que as competências das escolas, dos professores e alunos possam se desenvolver cada vez mais”, ressalta a secretária.

No primeiro dia da Mostra Científica, os projetos selecionados para representarem o Município de Igrejinha na MOSTRATEC 2023 foram: “O Que a Polícia Faz?”, da EMEF Bairro Moinho, representando a Educação Infantil; e “O Mistério do Líquido Vermelho”, da EMEF João Darcy Rheinheimer, representando a categoria de 1º ao 3º ano.

Já no segundo dia de exposições, os projetos selecionados foram: “O Crec Misterioso”, da EMEF Pref. João Darcy Rheinheimer, representando a categoria dos 4º ao 6º ano; “O Ciclo se Repete?”, da EMEF Vila Nova, representando a categoria do 7º ano 9º ano.

Gabriela Loro Marmitt
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE IGREJINHA