AGENTES COMUNITÁRIOS DE IGREJINHA RECEBEM FORMAÇÃO TÉCNICA
AGENTES COMUNITÁRIOS DE IGREJINHA RECEBEM FORMAÇÃO TÉCNICA
A formação permitirá que os Agente Comunitários de Saúde  e os Agentes de Combate às Endemias tenham mais ferramentas para exercer suas funções

Aconteceu na noite desta quarta-feira (24), a formatura do Programa Saúde com Agente, que ofereceu uma formação técnica para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Selson Flesch e contou com a presença dos alunos, familiares e autoridades do Município.

O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para o oferecimento de Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, dá destaque a importância dos agentes na atual estrutura de Atenção Básica. “A principal tarefa dos agentes é promover a integração dos serviços em saúde da Atenção Básica com a comunidade. Muitas vezes os agentes são o canal principal para prevenção de doenças e promoção da saúde, especialmente por esse elo que desenvolvem no ambiente em que atuam. Por isso não temos dúvida do quanto a formação técnica os permitirá exercer ainda melhor essa importante tarefa”, diz Leandro.

Dos 30 formandos que foram conduzidos pelas preceptoras, enfermeiras Daniele Martens e Maitê Scherer, 27 participaram do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, enquanto os outros 3 participaram do curso de Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias.

O secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, afirma que a formação técnica oferecida pelo curso vai trazer ainda mais recursos de atuação. “Com novos conhecimentos e habilidades em mãos, nossos agentes terão ainda mais ferramentas para fazer com que suas visitas nas casas possam ser úteis tanto para a família visitada, como para as Unidades de Saúde. É uma forma de nos aproximarmos da comunidade e de entender de perto a realidade e as necessidades de cada um”, diz o secretário Vinicio.

Gabriela Loro Marmitt
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE