PROJETO PREVÊ MUDANÇAS NO MANUSEIO DE RESÍDUOS URBANOS
PROJETO PREVÊ MUDANÇAS NO MANUSEIO DE RESÍDUOS URBANOS
O projeto está sendo elaborado pelo Pró-Sinos e reúne 15 cidades em seu planejamento

O Município de Igrejinha faz parte das 15 cidades participantes do Projeto de Concessão do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O projeto ainda está em fase inicial, com estruturação sendo elaborada pelo Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos).

A longo prazo, a ação prevê a unificação de todo o manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos das cidades de Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Capela de Santana, Esteio, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula e Sapucaia do Sul. A unificação do Manejo dos resíduos inclui a coleta, o transbordo, transporte, tratamento e destinação final.

São necessárias 4 etapas para que a concessão seja realizada. A primeira delas consiste no diagnóstico geral das 15 cidades envolvidas e no planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o projeto.

Na segunda etapa serão consideradas as informações e análises realizadas durante a primeira etapa, bem como estudados os documentos necessários para a Consulta Pública e Licitações. A terceira etapa prevê uma assessoria por parte do Pró-Sinos aos municípios para realização de validações externas do projeto, como Consulta Pública, Audiência Pública, entre outros.

Por fim, na quarta e última etapa, será fornecido o suporte técnico para a realização de leilão com a finalidade de firmar parceria público e privada, bem como, suporte para a assinatura contratual e preparação da gestão prevista em contrato.

O projeto tem prazo inicial de 15 meses a partir de seu lançamento. Se obtiver sucesso, fará com que as 15 cidades membros da concessão tenham a mesma metodologia e a mesma empresa realizando todo o manuseio dos resíduos urbanos.

Confira os bolentins de acompanhamento do projeto:

AGOSTO 2023: Clique aqui para conferir

______________________________________________________________