IGREJINHA CONTA COM 136 NOVOS ALUNOS FORMADOS PELO PROERD
IGREJINHA CONTA COM 136 NOVOS ALUNOS FORMADOS PELO PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas é realizado pela Polícia Militar dentro da sala de aula e busca desenvolver a consciência da prevenção às drogas e à violência

Luz! Câmera! Ação! Essas são algumas das palavras que ficarão gravadas na lembrança dos mais de 100 alunos que se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) na noite desta quarta-feira (30), no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch. A formatura contou com a presença das autoridades e familiares dos alunos formandos.

O programa foi realizado nos últimos três meses para os alunos dos 5º anos das escolas EMEF Dona Carolina, EMEF Dom Pedro II, EMEF Lajeadinho, EMEF Osvaldo Cruz, EMEF Princesa Isabel e EEEM Berthalina Kirsch. Ao todo, foram 136 formados nesta edição do programa.

A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, destaca a relevância do programa. “Até o final deste ano, teremos formado aproximadamente 500 alunos no PROERD. É um ganho para o Município, pois com o trabalho realizado pela Polícia Militar os alunos tomam conhecimento na teoria e na prática do perigo que o mundo das drogas e da violência traz, tudo isso de forma lúdica e educativa”, afirma a secretária.

O PROERD é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as escolas e a família das crianças e adolescentes participantes. As aulas do PROERD são realizadas nas próprias escolas e oferecem aos alunos a compreensão de valores como respeito e educação, além de  propiciar o  desenvolvimento da mentalidade de prevenção contra o uso de drogas e violência.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que é na escola que muitas lições podem ser ensinadas. “A escola é o ambiente ideal para que ensinamentos tão importantes como os trazidos pelo PROERD tenham seus melhores resultados. Além de ser um divertimento para os alunos, pois são diversas as atividades realizadas, eles aprendem a importância de evitar as drogas e a violência. É nessa idade que temos que trabalhar valores importantes como estes. Esta formatura é uma noite de muita alegria, pois é uma semente plantada que vamos colher com alegria no futura”, diz Leandro.

O programa possibilita que a escola complemente seu projeto pedagógico inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, buscando o pleno desenvolvimento dos participantes e o seu preparo para o exercício da cidadania.

A formatura contou com a premiação de uma bicicleta para o aluno que teve a redação destaque entre os demais alunos do trimestre. Além disso, o aluno com melhor desempenho de cada turma foi reconhecido na noite e premiado com um tablet. Dentre as professoras, a que se destacou também ganhou um Smartwatch em reconhecimento ao trabalho realizado com sua turma. As premiações foram viabilizadas por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUDICA) e pretendem estimular e valorizar o empenho dos alunos nas atividades propostas.

______________________________________________________________
Gabriela Loro Marmitt