IGREJINHA RECEBERÁ CENTRO DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM TEA
IGREJINHA RECEBERÁ CENTRO DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM TEA
O Centro de Atendimento em Saúde (CAS), que será implantado na APAE de Igrejinha, ampliará a oferta de atendimentos que já é realizada no TEAcolhe da cidade

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 05, a assinatura do contrato entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Igrejinha (APAE) e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, que formaliza a implantação de Centro de Atendimento em Saúde (CAS), do programa TEAcolhe, na cidade de Igrejinha. A assinatura aconteceu em evento realizado.

A implantação do CAS em 23 cidades do estado tem o objetivo de ampliar o atendimento realizado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. Em Igrejinha, o centro será sediado nas dependências da APAE e, por ser um serviço regional, seus atendimentos devem englobar todas as cidades da 6º região de saúde do Estado, que são Igrejinha, Três Coroas, São Francisco de Paula, Cambará, Rolante, Riozinho, Taquara e Parobé.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que esta é uma conquista importante para a saúde da cidade. “Contar com um Centro de Atendimento em Saúde especializado como o CAS é um grande motivo para comemorar. A saúde de Igrejinha passa ser referência ainda maior em nossa região quando o assunto é autismo, o que é uma demanda cada vez maior. Esperamos que o número de pacientes e famílias ajudados com os atendimentos seja cada vez maior”, diz o prefeito.

O Município de Igrejinha já é referência no estado com o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEAcolhe), que foi inaugurado em agosto de 2022 na cidade e que desde então vem realizando assistência técnica aos profissionais da área e à rede dos municípios que fazem parte da 6º região de saúde. Agora, com o CAS, o Município pode oferecer atendimento também aos pacientes.

Ao todo, serão 30 CAS espalhados no Rio Grande do Sul, sendo que a escolha dos municípios a sediar o espaço foi realizada através da avaliação de projetos enviados por cada cidade. Os centros devem oferecer atendimento por meio de avaliação e acompanhamento por equipe multidisciplinar em todo o ciclo de vida do paciente. A equipe técnica de cada CAS deverá comprovar formação específica em Transtorno do Espectro Autista, a fim de garantir que os atendimentos sejam especializados e tragam os melhores resultados aos pacientes atendidos.

O Secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, destaca o empenho realizado para que o Município pudesse ser a sede do Centro de Atendimentos. “Nosso município já é referência no estado no atendimento à pessoa com deficiência. Temos uma parceria de longa data com a APAE, nas áreas de saúde, educação e assistência social, agora, com a implantação do CAS, avançamos para um atendimento que fará a diferença na vida de muitas famílias. Fizemos questão de participar ajudando na elaboração dos fluxos de atendimento e na regulamentação do serviço  pois entendemos o potencial da saúde de Igrejinha e a importância da ampliação do serviço para toda a nossa região”, diz o secretário.

______________________________________________________________
Gabriela Loro Marmitt