IGREJINHA INICIA NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO
IGREJINHA INICIA NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Com o objetivo de melhorar os índices de vacinação na cidade de Igrejinha, a Secretaria de Saúde do Município lança nesta semana a campanha “Vacinação Itinerante”, uma parceria com a Secretaria de Educação que trará mais facilidade aos pais que desejam atualizar a carteira de vacinação de seus filhos.

A ação, que conta também com a parceria dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha,  consiste no deslocamento de uma unidade móvel do CBVI, com uma  equipe de vacinadoras da Secretaria de Saúde para frente das escolas, no final do turno de aula. Os pais dos alunos com carteira de vacinação desatualizada recebem uma comunicação prévia da escola indicando o dia e horário em que a ação estará acontecendo. Nenhuma vacina será realizada sem o consentimento dos responsáveis, que devem estar presente na vacinação portando os documentos do aluno.

O Secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, acredita que a campanha trará bons resultados. “Hoje em dia está muito claro que o trabalho de prevenção é fundamental para a manutenção da saúde de qualquer pessoa. Então estamos sempre em busca de formas para facilitar o acesso à vacinação em qualquer faixa etária. A campanha que iniciou nesta semana, com foco nos alunos, com certeza vai nos trazer melhorias nos índices de vacinação especialmente por encurtarmos o caminho entre paciente e Unidade de Sáude”, diz o secretário.

A primeira escola a receber a ação foi a EMEF Hilário Nestor Backes, na última quinta-feira e a pretensão é que dentro de alguns meses, todas as escolas do município já tenham participado da campanha. A previsão é que com a ação sejam realizadas vacinas como VOP, DT, Varicela, FA, HPV, DTP.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle afirma que a união entre saúde e educação só reafirma o interesse da gestão por melhorias constantes em qualquer serviço. “Com a Vacinação Itinerante conseguimos não só alertar os pais de possíveis atrasos na carteirinha de vacinação, como também oferecer a solução mais rápida para que a regularização seja feita. É um empenho constante em encontrar estratégias que facilitem a vida dos munícipes e também contribuam para a manutenção da saúde”, diz Leandro.

______________________________________________________________
Gabriela Loro Marmitt