ELEIÇÃO PARA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES OCORRE NO DOMINGO
ELEIÇÃO PARA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES OCORRE NO DOMINGO
Serão 10 candidatos na votação que será realizada no dia 01 de outubro, das 08h às 17h, no Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, em Igrejinha.

Acontecerá no próximo domingo, dia 01 de outubro, a votação popular para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar em todo o Brasil. O Município de Igrejinha conta com 10 candidatos e a eleição acontecerá no Instituto de Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, das 08h às 17h.

A votação popular é facultativa e podem participar todos os eleitores inscritos no município até 03 de julho de 2023.

Em Igrejinha haverá transporte gratuito dos bairros para o local de votação em três horários, sendo o primeiro com saída 7h30min e retorno 9h, o segundo com saída 10h30min e retorno 12h e o terceiro com saída 14h e retorno 15h30min, com o seguinte itinerário:

ROTEIRO 01: EMEF ANITA GARIBALDI / POSTO ROTA GRAMADO / EMEI PIMK / EEEF FIGUEIRA / CENTRO DE EVENTOS / IEE OLÍVIA;
ROTEIRO 02: RESIDENCIAL ERNA GRINGS / FÓRUM / EMEF VILA NOVA /  IEE OLÍVIA;
ROTEIRO 03: EMEI ALMIRO GRINGS / EMEI VOVÔ RITTER / PREFEITURA / PADARIA LANZ /  IEE OLÍVIA;
ROTEIRO 04: UBS LAJEADINHO / EMEF PRINCESA ISABEL / EMEI BEM ME QUER / EEEM BERTHALINA KIRSCH / ARMAZÉM COOPAI /  IEE OLÍVIA;

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, dá destaque à importância da participação da comunidade na eleição. “Assim como nas eleições presidenciais ou municipais, o voto para escolha dos novos conselheiros tutelares também faz a diferença, pois os 5 mais votados serão nossos representantes tanto no atendimento às demandas, como na busca pelo cumprimentos de deveres fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, diz Leandro.

Serão eleitos 5 conselheiros tutelares para cumprimento de mandato de 4 anos, no período de janeiro de 2024 a janeiro de 2028. Todo o processo para seleção dos candidatos a participarem do pleito, desde inscrição até provas e capacitações, iniciou em abril e foi acompanhado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Igrejinha (COMUDICA).

“Ao participar ativamente, os cidadãos contribuem para a escolha dos conselheiros que serão a ponte entre a comunidade e as políticas públicas voltadas para a infância e juventude. É um ato de cidadania que fortalece a democracia e reforça a importância de todos na proteção e desenvolvimento saudável de nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Por isso, no dia 01º de outubro, participe e vote!” - Cita Eduardo Pereira da Silva, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrejinha (COMUDICA).

O secretário de Desenvolvimento Social de Igrejinha, Dirceu Linden Jr. (Nuno), também enfatiza a importância do papel que o Conselheiro Tutelar exerce. “Eles são os responsáveis por garantir e preservar os direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. É um trabalho que exige muito esforço e empenho constante para que esses direitos possam ser colocados em prática”, diz o Secretário.

Para a presidente  da OAB Subseção Igrejinha, Bianca Benetti, é importante reconhecermos o quão fundamental é o trabalho do Conselheiro Tutelar. “É preciso que a população compreenda que o Conselho Tutelar é a ponta do sistema de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Quando há algum direito violado, o Conselho Tutelar atua lançando mão de inúmeras medidas de proteção consubstanciadas em leis federais, destinadas à criança e ao adolescente, seus responsáveis e sua família para que cessem essas violações de direito e se restabeleça, dentro do possível, um convívio respeitoso, livre de violências, maus tratos, abandono, abusos e negligências”, diz Bianca.

Cada eleitor poderá votar em um único candidato, e será utilizado em Igrejinha as urnas eletrônicas cedidas gratuitamente pela Justiça Eleitoral. Para votar, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto.

A eleição ocorrerá das 8h às 17h, e o resultado será comunicado tão logo encerrada a apuração das urnas, em coletiva de imprensa, no mesmo local das votações, no IEE Olívia Lahm Hirt.

CONHEÇA OS CANDIDATOS DE IGREJINHA:

ALZIRA ELVIRA MEDING - NÚMERO 10
DIEGO SAMUEL PETZINGER - NÚMERO 11