EDUCAÇÃO DE IGREJINHA É A MELHOR DO ESTADO PELO 3ºANO CONSECUTIVO
EDUCAÇÃO DE IGREJINHA É A MELHOR DO ESTADO PELO 3ºANO CONSECUTIVO
O resultado se dá com a avaliação de critérios como índice de alfabetização, resultados do IDEB, acesso a educação infantil, entre outros

Igrejinha recebeu na tarde desta segunda-feira (13), o título de MELHOR EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL pelo terceiro ano consecutivo através do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria de 30 a 100 mil habitantes.

O município lidera o índice que leva em consideração os critérios de Analfabetismo, Expectativa de Anos de Estudo, Taxa de Abandono anos finais Ensino Fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil, Adequação da Formação Docente, entre outros.

São diversos os projetos e investimentos sendo realizados para que resultados como este sejam possíveis, entre eles podem ser destacados  além dos mais de 4 milhões de reais investidos  no último ano em melhorias, compra de materiais pedagógicos, ampliações e construções de novos prédios para as atividades educacionais da rede municipal de Ensino.

A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, parabeniza o empenho diário de todos os profissionais da educação de Igrejinha. “É uma alegria muito grande levar este prêmio para casa mais uma vez, e digo com certeza que essa premiação reforça e reconhece o comprometimento de todos os profissionais envolvidos no processo educacional, que se dedicam no dia a dia da rotina escolar para fazer com que os alunos e crianças  tenham uma educação significativa e de excelência”, diz a secretária.

O instrumento usado na avaliação dos critérios é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas das cidades. A avaliação é feita a partir de uma ferramenta baseada na Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final, analisando 41 indicadores, que são auditados de forma independente.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que Igrejinha tem feito um trabalho constante pela educação. “A educação tem sido um dos pilares mais importantes da nossa gestão! Receber o título de melhor educação do RS pelo terceiro ano consecutivo é fruto de todo o esforço que temos feito para garantir que nossa cidade tenha não só infraestruturas de qualidade, mas bons instrumentos pedagógicos e boa formação”, diz Leandro.

A premiação foi gravada e irá ao ar na Rede Bandeirantes de Comunicação no dia 18/11/2023. Com sua colocação, o município foi classificado para a etapa nacional do prêmio, que será realizada no dia 11 de dezembro, podendo dar a Igrejinha o título de melhor educação do Brasil.

Gabriela Loro Marmitt
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DO EDUCAÇÃO