Igrejinha recebe Prêmio de Excelência no Programa QualisRS do TCE
Igrejinha recebe Prêmio de Excelência no Programa QualisRS do TCE
1º lugar: Igrejinha recebe Prêmio de Excelência no Programa Qualis RS do TCE/RS por capacitação de servidores públicos

Evento de premiação ocorreu no Teatro Dante Barone nesta terça-feira (21), durante o Seminário de Lançamento do Programa Qualis RS

O município de Igrejinha foi honrado com o reconhecimento de 1º lugar no Prêmio Qualis RS, na categoria de 20 mil a 50 mil habitantes, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Este prêmio, concedido como parte do Programa de Qualificação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, é o resultado do compromisso incansável da cidade com a excelência na formação de sua equipe de servidores.

No Seminário de Lançamento do Programa Qualis RS, realizado pelo TCE-RS e pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), Igrejinha se destacou por sua dedicação em capacitar continuamente seus servidores. O case "Capacitar para transformar: Capacitação Contínua como Pilar da Eficiência no Serviço Público de Igrejinha/RS", foi apresentado pelo Ouvidor-Geral de Igrejinha, Eduardo Pereira da Silva, e pela Secretária de Educação, Cristiane Martin, e refletiu o comprometimento da cidade em promover um serviço público de excelência.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, falou sobre a importância do prêmio lançado pelo TCE/RS no evento e agradeceu os servidores de Igrejinha: "Quero aproveitar este momento para expressar minha imensa gratidão e reconhecimento aos servidores de Igrejinha. São eles o coração pulsante por trás de cada conquista e avanço que alcançamos como município. Este prêmio é dos nossos servidores, pois cada servidor é um protagonista nessa trajetória de aprimoramento contínuo, e é por meio de seu empenho diário que alcançamos este reconhecimento. Esta iniciativa do TCE/RS não apenas reconhece os esforços empreendidos por municípios como o nosso, mas também destaca a importância crucial da formação contínua para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. O TCE/RS tem sido um parceiro essencial nesse caminho, incentivando a excelência na gestão pública e contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado. O prêmio que recebemos reflete o esforço conjunto de nossa equipe e a dedicação em oferecer o melhor serviço à nossa comunidade. Estamos empenhados em continuar promovendo a excelência e o aprimoramento constante, pois entendemos que investir na capacitação dos servidores traz consigo a excelência na prestação de serviços à comunidade. Sigamos juntos, valorizando e investindo no potencial de nossa equipe, pois são vocês que tornam possível a construção de uma Igrejinha cada vez melhor para todos nós.”.

Para Cristiane Martin, Secretária de Educação de Igrejinha, este prêmio representa um marco significativo: "Investir na capacitação dos servidores é investir no avanço da nossa cidade. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos por nossas práticas exemplares. A Secretaria de Educação investe muito na capacitação continuada e acredita no potencial dos profissionais da educação. O Seminário promovido pelo TCE foi excelente para trocarmos experiências e desenvolver novos projetos, visando futuramente aprimorar nossos índices no Qualis RS, lançado no evento.".

Eduardo Pereira da Silva, Ouvidor-Geral de Igrejinha, enfatizou: "Este reconhecimento é o reflexo do nosso compromisso incessante com a capacitação contínua. Igrejinha valoriza o desenvolvimento dos servidores como um pilar fundamental para a prestação de serviços públicos de qualidade. Na Ouvidoria-Geral, incentivados pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Finanças - responsável pelo Departamento de Pessoal - iniciamos um grande projeto de capacitação dos servidores, como o Projeto Libras na Administração, que já está gerando bons resultados. Aderimos em 2021 à Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV) e desde então incentivamos as capacitações através da Escola Virtual de Governo da ENAP, que oferece cursos gratuitos, dinâmicos e nacionalmente reconhecidos aos servidores. Receber este prêmio do TCE/RS é um marco de incentivo para aprimorarmos os projetos e seguirmos investindo na qualificação constante".

O evento também destacou outros municípios que se sobressaíram na formação de seus servidores, valorizando o investimento no progresso das equipes em prol do desenvolvimento do Estado. Os municípios foram divididos em seis categorias de acordo com a faixa de população. Na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, o vencedor foi Caxias do Sul. Camaquã venceu na categoria de 50 mil a 100 mil habitantes. Já na categoria 20 mil a 50 mil habitantes, o vencedor foi Igrejinha. Horizontina venceu a categoria de 10 mil a 20 mil habitantes. Por fim, Palmitinho e Sério venceram em até 10 mil e 5 mil habitantes, respectivamente.

A programação também contou com a apresentação dos indicadores e resultados do Qualis RS feita pelos auditores de Controle Externo do tribunal Matheus Kuskoski e Renato Lauris. A solenidade contou com a presença do conselheiro do TCE-RS, Edson Brum;  do secretário dos Transportes, Juvir Costella; dos deputados estaduais Joel Leandro Wilhelm e César Burigo, e do procurador do Ministério Público de Contas, Ângelo Borghetti.

Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS)

FOTOS:
Rafaela Werb