IGREJINHA RECEBE AÇÃO ESPECIAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE
IGREJINHA RECEBE AÇÃO ESPECIAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE
A campanha contou com a presença de médicos dermatologistas voluntários da região, que prestaram atendimento para a comunidade ao longo do dia

Igrejinha foi uma das 7 cidades do estado a receber mais uma edição da Campanha do Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS). A ação aconteceu no último sábado (02), na Unidade de Saúde XV de Novembro e consistia em um “mutirão” de atendimentos dermatológicos.

Os atendimentos foram realizados mediante agendamento prévio para pacientes interessados na avaliação dos profissionais e também por livre demanda no dia. Ao todo, foram atendidos 71 pacientes e realizados cerca de 50 procedimentos.

Além de Igrejinha, as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Passo Fundo e Uruguaiana também receberam a campanha, que tem como principal propósito sensibilizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, um problema de saúde pública no Brasil.

A coordenadora da ação na cidade foi a Dra. Kelen Silene S. Lopes,que atende no SUS de Igrejinha, e além dela outros 4 médicos dermatologistas voluntários vieram até o município para realizar os atendimentos gratuitos no local da ação.

O Secretário de Saúde de Igrejinha, Vinício Wallauer, afirma que a iniciativa traz muitos benefícios para o município. “As chances de se desenvolver uma doença de pele no verão são muito mais altas que em outras épocas do ano e sabemos também que a prevenção é o melhor ‘remédio’ para isso, então ter aqui em Igrejinha um dos pontos fixos dessa campanha de conscientização tão bacana que é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, é uma grande oportunidade para nossos pacientes, que certamente tiraram muito proveito com a especialidade de cada profissional que esteve conosco”, destaca  secretário Vinicio.

Além desta campanha, as demais Unidades de Saúde da cidade também estão promovendo ações específicas de prevenção ao Câncer de Pele.

Gabriela Loro Marmitt
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE