PROJETO LEVOU A CULTURA ALEMÃ PARA DENTRO DA SALA DE AULA
PROJETO LEVOU A CULTURA ALEMÃ PARA DENTRO DA SALA DE AULA
Promovido pela AMIFEST, a ação buscou fortalecer os vínculos entre a comunidade escolar e a cultura alemã, tão presente na cidade de Igrejinha

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 07 de dezembro, o encerramento do projeto “Igrejinha Cultivando Tradições”, que levou a cultura alemã para dentro das salas de aula. A iniciativa foi uma proposta da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST) e contou com a parceria da Secretaria de Educação da cidade. O fechamento do projeto aconteceu no Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings e reuniu a comissão organizadora, parceiros e participantes da ação.

O projeto foi executado ao longo de todo o ano de 2023 e tinha propósito promover o resgate, valorização e vivências da cultura alemã local. Tudo isso foi realizado através de aulas oferecidas de forma gratuita para professores da rede pública e privada de Igrejinha e alunos do curso normal do Instituto Olívia.

Com as aulas finalizadas, os professores e alunos que participaram do projeto tinham a missão de desenvolver as temáticas que lhes foram apresentadas para suas turmas, a fim de multiplicar o conhecimento que receberam e ampliar o conhecimento da cultura alemã em nossa cidade. Dessa forma, cerca de 1500 crianças e adolescentes foram impactadas com a ação.

Ao longo das temáticas trabalhadas, foram considerados assuntos como o dialeto, os festejos, a religiosidade, o folclore, a sabedoria das pessoas de mais idade, a culinária típica entre outros, buscando “o resgate da memória afetiva e da cultura que dá identidade a nossa gente”, destaca a AMIFEST.

A secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, afirma que projetos que remetem a história e cultura contribuem muito para a formação de cidadãos pertencentes ao local onde vivem. “Não tenho dúvida dos bons resultados que alcançaremos a longo prazo com os alunos que puderam receber o  conteúdo trabalhado no projeto. Conhecendo nossa cultura e, por consequência, as marcas de nosso passado, passamos a reconhecer a importância de valores e costumes que muitas vezes são ignorados. Fortalecer os vínculos com nossa identidade é fazer de Igrejinha um município com cidadãos mais fortes e comprometidos com o lugar em que vivem”, afirma a secretária.

Gabriela Loro Marmitt
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE IGREJINHA