AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE SE INTENSIFICAM
img
AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE SE INTENSIFICAM
Com a chegada das temporadas de calor, o mosquito Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade

A campanha “Todos Contra o Mosquito”, que já vem sendo realizada desde 2021 no município de Igrejinha, intensificou suas atividades desde o mês de outubro, por conta do início das temporadas de calor. A campanha é promovida pela Secretaria de Saúde do Município em parceria com a Secretaria de Obras e demais Secretarias, e visa evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

As ações de combate são feitas tendo como foco inicial a conscientização da comunidade, que tem papel fundamental de evitar o acúmulo de água parada, que é onde o mosquito se reproduz. Além da distribuição de material explicativo impresso nos espaços públicos e distribuídos nas caixas de correspondências, os agentes de endemias também visitam a população ao longo de todo ano para averiguação de denúncias, vistorias nas casas e acompanhamento de casos. 

Além da conscientização é realizado de forma quinzenal o “Desapega”, uma atividade aos sábados de manhã, onde são recolhidos entulhos, lixos e virados os potes com resquícios de água. Em cada dia de “Desapega” é estipulada uma região específica para ser visitada, com critérios definidos pela Vigilância Epidemiológica da cidade. 

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, lembra que o combate à dengue é um dever de todos. “Sabemos que todas as ações de combate ao mosquito da dengue são muito importantes para nossa cidade, mas não temos dúvida de que esse esforço só alcançará seu resultado máximo com o apoio e participação de toda a população, que tem em mãos o papel de estar sempre atenta a qualquer possível criadouro do mosquito. Quando trabalhamos juntos, somos muito mais fortes”, ressalta Leandro. 

Outra ação importante de prevenção da proliferação do mosquito é a aplicação do inseticida Fludora nos cemitérios da cidade, com intervalo de 45 dias entre uma aplicação e outra. Os cemitérios são pontos importantes de combate, pois costumam ter muitos recipientes com água parada. 
É realizado ainda, um acompanhamento constante no município, com recolhimentos de entulhos, limpeza de bueiros, atendimento de denúncias, além de diversas ações de conscientização nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde e demais espaços da cidade. 

O secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, explica a importância das ações. “A principal forma de combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes-Aegypti  é eliminando possíveis focos de água parada, que é onde o mosquito se reproduz, então estamos empenhando esforços de forma contínua para que a população entenda a importância de seu papel em comunhão com o poder público” afirma o Secretário.
 
 
  ______________________________________________________________
TEXTO: 
Gabriela Loro Marmitt
ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)
REVISADO POR:
Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /
        ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE IGREJINHA
___________________________________________________________________________
CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 12/12/2023
__________________________________________________________________________
 
  • img
  • img
  • img
Gestão 2021 - 2023
Desenvolvimentoagência conectiva