BRASÍLIA: PROJETO DO PRIMEIRO CENTRO DE MULTIESPECIALIDADES DO RS
BRASÍLIA: PROJETO DO PRIMEIRO CENTRO DE MULTIESPECIALIDADES DO RS

PROJETO DO PRIMEIRO CENTRO DE MULTIESPECIALIDADES DO ESTADO FOI APRESENTADO EM BRASÍLIA NESTA TERÇA-FEIRA

O Centro será especializado no atendimento a pessoas com deficiência

O projeto ‘Para Todos’, idealizado pelo Hospital Bom Pastor de Igrejinha (HBP) em parceria com o município, foi apresentado em Brasília nesta terça-feira (09), para a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Mesmo em fase inicial de implantação, o projeto já é referência para o estado, que atualmente não conta com um espaço de saúde com tamanha amplitude especializado no atendimento a PCDs (Pessoas com Deficiência).

A fim de captar recursos para a ampliação do atendimento a pessoas com deficiência no Hospital Bom Pastor, concretizando a totalidade do projeto, a visita contou com a presença de Leandro Hörlle, Prefeito de Igrejinha; Vinício Wallauer, Secretário de Saúde; Wolmir Müller, presidente do HBP; João  Schmitt, Diretor do HBP; Renata Helena Ghiggi, Relações Públicas do HBP; e foi intermediada pelo Deputado Federal Marcelo Brum, que também esteve presente.

Desde 2019 o Hospital Bom Pastor já oferece atendimento odontológico especializado para PCDs, o que o torna referência em 89 cidades da região. Com orçamento previsto em R$36 milhões, o projeto da estrutura do novo prédio pretende ser inteiramente adaptado, e poderá contemplar todo o Rio Grande do Sul através do Sistema Único de Saúde - SUS.

Entre as especialidades que constam na proposta, estão a reabilitação física, intelectual e auditiva, serviços ambulatoriais especializados e de diagnóstico, contando, inclusive, com salas para cirurgias ambulatoriais e leitos de internação.

Vinicio Wallauer, Secretário de Saúde de Igrejinha, destaca que a ampliação das especialidades oferecidas pelo hospital, pretendida com o desenvolvimento do projeto, será um importante marco na saúde do município e do estado. “Ter um espaço que oferece atendimento acessível para todos os cidadãos é uma luta para muitas cidades. É muito bom ver que nosso município está caminhando passos a frente rumo a esse objetivo” - cita Wallauer.

O projeto foi apresentado em 2019 ao então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e, depois de sua apresentação à Damares Alves na última terça-feira, segue sendo exposto a demais ministros e apoiadores interessados na causa.

Gabriela Marmitt

Estagiária

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO HOSPITAL BOM PASTOR DE IGREJINHA