CINEMA DE RUA É PROMOVIDO PELO CRAS DE IGREJINHA
CINEMA DE RUA É PROMOVIDO PELO CRAS DE IGREJINHA

A noite também contou com apresentação de danças de Capoeira, Hip Hop e Break Dance  protagonizadas pelas crianças e adolescentes dos projetos sociais do CRAS e da Ong Vida Breve

As paredes da Associação de Moradores do Loteamento Pró-Morar (COHAB) de Igrejinha, no bairro Figueira, se transformaram em tela de cinema no início do mês de dezembro. Organizado pelo CRAS/Igrejinha em parceria com a Associação de Moradores, o cinema de rua faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e tem o propósito de estreitar os laços com a comunidade, crianças e adolescentes  atendidos pelo serviço.

A abertura da noite contou com as boas-vindas do Prefeito de Igrejinha Leandro Hörlle, e do vice Joãozinho, que parabenizaram a ação e incentivaram a comunidade a se manterem engajadas nas ações sociais promovidas pelos serviços do município.

Em seguida, logo depois das apresentações de capoeira, break dance e hip hop feitas pelas crianças e adolescentes que participam das oficinas do SCFV, foi a vez do filme. O título escolhido foi ‘As Crônicas de Natal’, que conta a história de duas crianças empenhadas em ajudar o Papai Noel a fazer a entrega dos presentes a tempo, já que as travessuras dos pequenos danificaram as renas do bom velhinho.

Ao longo do filme, as pipocas, risadas e reflexões não faltaram para comunidade que esteve presente, que com suas cadeiras formou uma verdadeira plateia para o cinema. O cinema de rua deseja tornar visível o trabalho desenvolvido pelo CRAS/Igrejinha no território e promover a integração entre comunidade e o serviço. Desse modo, a previsão é que ao longo de 2022, mais sessões de ‘cinema’ sejam realizadas em outros locais do município.

A ação realizada é uma parceria entre o CRAS de Igrejinha, a ONG Vida Breve e a Associação de Moradores Pró-Morar. Atualmente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende  cerca de 60 crianças e adolescentes da cidade através de oficinas de Grafite, Capoeira, Hip Hop, Teatro, Orientação Social e Protagonismo.

Gabriela Marmitt
Estagiária