20º INAUGURAÇÃO: ESF CENTRAL É INAUGURADA EM IGREJINHA
20º INAUGURAÇÃO: ESF CENTRAL É INAUGURADA EM IGREJINHA
Mais de 1 milhão de reais investidos na construção de um prédio amplo, moderno e que trará ainda mais estrutura para os atendimentos em saúde na cidade de Igrejinha

Aconteceu na manhã deste sábado (01), a inauguração da Estratégia de Saúde da Família Central e Complexo de Saúde Vladimir Volkart. A cerimônia de inauguração aconteceu no local e contou com a presença da comunidade e de autoridades municipais e representações estaduais.

O projeto de construção da ESF Central foi pensado para oferecer uma estrutura ampla e moderna aos pacientes, com o objetivo principal de unificar em um só lugar os atendimentos de saúde e vigilância em saúde.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca a relevância desta entrega para a comunidade. “Em nossa gestão, tentamos contemplar todas as áreas com investimentos que trarão melhorias para a comunidade, mas a saúde sem dúvidas recebe uma atenção especial, pois é um dos pilares da vida de qualquer cidadão. A entrega da ESF Central é um marco para Igrejinha, pois é uma necessidade de anos que agora se concretiza trazendo muitos benefícios e melhorias aos nossos cidadãos”, diz o Prefeito Leandro.

Foram investidos na construção e mobília do prédio o total de R$ 1.625.752,69, que resultaram na edificação de dois pavimentos com uma sala de vacinas; 5 salas para ambulatório, triagem, acolhimento e observação; 5 consultórios médicos e de especialidades onde atenderão clínico, nutricionista, psicólogo pediatra e ginecologista; 2 consultórios odontológicos; além da parte administrativa da vigilância em saúde, que compreende a vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

O Vice-Prefeito de Igrejinha, Joãozinho Lopes, afirma que investir em saúde é sempre pensar na comunidade. “Além de unificar os atendimentos da vigilância em saúde e da antiga UBS em um único lugar, com a nova ESF Central oferecemos mais estrutura para os pacientes e profissionais. Então essa é uma grande conquista para Igrejinha”, diz o vice-prefeito.

O nome da ESF Central e Complexo de Saúde é uma homenagem ao ex-prefeito, ex-vereador e ex-procurador jurídico do Município de Igrejinha, Vladimir Volkart.

Mais conhecido como “Branco”, Vladimir era formado em direito pela Unisinos e iniciou sua carreira política em 1988, quando concorreu ao cargo de vereador de Igrejinha. Pouco tempo depois, assumiu o cargo de prefeito. Anos depois, ainda foi vereador de Igrejinha por outros dois mandatos. Branco faleceu em 15 de janeiro de 2020, depois de complicações de saúde, aos 59 anos de idade, e ocupava o cargo de procurador jurídico de Igrejinha.

Junto às demais, esta é a 20° obra inaugurada na gestão Leandro e Joãozinho.

Gabriela Loro Marmitt

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE IGREJINHA