IGREJINHA É DESTAQUE EM INDICADORES DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
IGREJINHA É DESTAQUE EM INDICADORES DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
Ficando em segundo lugar na categoria de cidades do RS com mais de 20 mil habitantes, Igrejinha abre portas para receber novos recursos

O Ministério da Saúde publicou recentemente o resultado dos indicadores do Programa Previne Brasil no primeiro quadrimestre de 2023. Pelo levantamento, Igrejinha obteve a nota 9,35 de 10 no ISF (Índice Sintético Final) ficando em 2º lugar no RS entre os municípios com mais de 20 mil habitantes.

O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde. O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.

De acordo com o Secretário Vinicio Wallauer este resultado comprova a qualidade dos serviços ofertados pelo município na área da saúde.  “Estamos muito felizes com esse resultado, obtido, sobretudo, em função do esforço e comprometimento de toda a equipe,  Agentes de Saúde, equipes de enfermagem, médicos,  dentistas, e de toda a equipe administrativa, que aceitaram o nosso desafio de buscar a melhoria contínua dos nossos indicadores.

O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que busca realizar melhor distribuição de Recursos Federais com base em indicadores de qualidade de atendimento.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, enfatiza a importância deste resultado para que o Município possa avançar ainda mais em melhorias na saúde. “Ficar na segunda colocação do programa reafirma os resultados do nosso empenho em oferecer uma saúde de qualidade para a comunidade de Igrejinha. Além disso, os dados coletados no índice servem como critério para recebimento de recursos federais. Ou seja, um trabalho bem feito abre portas para ainda mais investimentos futuros”, diz o prefeito Leandro.

Vinicio Wallauer
SECRETÁRIO DE SAÚDE DE IGREJINHA